Dica Sustentável 01: Substitua as lâmpadas

lâmpada_incandescenteVocê sabe, afinal, por que tanta implicância com a lâmpada incandescente?

Nossa velha conhecida é uma invenção tão genial que virou sinônimo de boa ideia e têm tantas vantagens que fez parte de nossas vidas por longos 130 anos, desde sua invenção por Thomas Edison.

Mas hoje em dia, sua desvantagem não pode mais passar despercebida, ela é extremamente ineficiente, pois apenas 5 a 10% da energia consumida em uma lâmpada incandescente é convertida em luz e o restante é desperdiçado em forma de calor.

Já uma lâmpada fluorescente gasta 26% da energia usada por uma lâmpada incandescente comum para gerar a mesma quantidade de luz.

Hoje se fala muito nas lâmpadas LED (light emitting diode ou diodo emissor de luz), elas consomem menos energia e duram mais tempo, mas ainda têm limitações de potência, eficiência e custo.

Você sabia que…

  • Trocar uma lâmpada incandescente por uma fluorescente pode resultar em uma economia de 80% em consumo de energia?
  • E que cada ponto de luz que sofrer essa alteração pode significar uma economia de US$ 10 por ano na conta de luz?
  • Se em 1 milhão de residências, cada uma trocasse 4 lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, cerca de 900 mil toneladas de CO2 deixariam de ser lançados na atmosfera?

Esse é apenas um dos inúmeros exemplos de mudança de hábitos que cada um de nós pode adotar para fazer a sua parte no combate ao aquecimento global.

Confira mais Dicas Sustentáveis e comente aqui sobre as suas atitudes ecologicamente corretas.

Bibliografia: ROTHSCHILD, David, The Live Earth: global warming survival handbook, 2007, trad. bras. Manual Live Earth de Sobrevivência ao Aquecimento Global, Barueri, Manole, 2007.