Artacho Jurado em Santos

Polêmico por inúmeras razões, João Artacho Jurado (1907 – 1983), deixou sua marca na arquitetura brasileira mesmo sem ser graduado arquiteto ou engenheiro. Para muitos, um empresário oportunista em uma época de grande especulação imobiliária, que ignorou os padrões arquitetônicos modernistas e genuinamente brasileiros, para agradar uma classe média alta emergente paulistana, com soluções decorativas rebuscadas e exageradas (pra não dizer cafona mesmo). Para outros, um gênio autodidata e visionário, filho de anarquistas espanhóis com grande talento para o marketing e que soube agradar um público ávido por inovações.

Em Santos, cidade onde passei toda minha infância, dois edifícios de Jurado fazem parte da paisagem urbana e do cotidiano santista, o Edifício Enseada, de 1950, localizado na Ponta da Praia e o Parque Verde Mar, de 1953, no bairro do Boqueirão. Ambos marcaram época com soluções inovadoras, como as áreas de lazer, que incluíam piscina, sala de leitura, playground e até cassino, confira alguma imagens:

Edifício Parque Verde Mar

 

vista do edifício parque verde mar a partir da orla da praia | imagem: skyscrapercity
detalhes dos arabescos na entrada do edifício | imagem: skyscrapercity
cobertura em formato amebóide no topo do edifício | imagem: trendydesign

 

Edifício Enseada

 

vista do edifício enseada a partir do canal de santos | imagem: ana costa
fachada do edifício enseada | imagem: skyscrapercity
cobertura do edifício enseada | imagem: monica kekanto

Teria sido Artacho Jurado o precursor dos condomínios de luxo de hoje, levando para dentro dos edifícios elementos de lazer em nome do conforto e da praticidade? Certamente esses diferenciais chamavam a atenção do público paulistano que frequentava a cidade de Santos nos anos 50, mas ele implantou também elementos arquitetônicos bem interessantes, como a planta em T, que facilitava a vista dos moradores dos fundos para a praia, contrastando com os grandes blocos que eram erguidos na orla santista. Enfim, em meio a tantas polêmicas, herdamos sua arquitetura, muito mal compreendida ao longo dos anos, mas que continuará sendo fonte de estudo e inspiração de muitos admiradores.

A seguir um vídeo super interessante com imagens da época, além de um tour pelo interior do Edifício Parque Verde Mar, confira.

Deixe uma resposta