Cimento que limpa a poluição do ar

Já conhecida como a cidade mais sustentáveis dos Estados Unidos, Chicago agora também tem “a rua mais verde da América”.

Isso porque um trecho de 3 Km da Cermak Road e da Blue Island Avenue, no bairro industrial de Pilsen, foi pavimentado com cimento catalítico, que remove os gases de óxido de nitrogênio do ar que circulam sobre ele.

Trata-se de um composto que reage com luz ultravioleta para remover uma grande variedade de poluentes do ar em seu raio de atuação e que tem como ingrediente ativo o dióxido de titânio.

A Italcementi Group, empresa italiana fabricante do cimento, afirma que, em câmara de testes, o cimento reduziu as concentrações de óxido nitroso em 91%.

trecho da cermak road, em chicago | imagem: PSFK

Além da pavimentação alternativa, as ruas também contam com piso drenante nas calçadas, painéis solares e turbinas eólicas para fornecimento de energia à iluminação local e um rico paisagismo ao longo de toda a via.

Embora a cidade não disponha de sistemas precisos para medir o impacto do pavimento desde a instalação, todo o projeto tem o potencial de servir como um modelo para futuros projetos de transporte na cidade.

O recado está dado, que projetos como esse possam servir de inspiração aos nossos governantes que tão pouco investem em alternativas sustentáveis para a solução dos nossos problemas urbanos.

Lembrando também que nas universidades conceituadas de nosso país existem inúmeros projetos para viabilização da sustentabilidade em diversas áreas de atuação, ou seja, não precisamos nem buscar soluções fora daqui!

Fonte: Chicago Journal

 

Deixe uma resposta