SESC: educação, lazer, cultura e saúde

Cada vez me encanto mais com as oportunidades oferecidas pelo SESC (Serviço Social do Comércio) ao público, além de todo o seu conceito e comprometimento com o bem estar e a formação do trabalhador, os serviços são acessíveis (em todos os sentidos) e muito bem organizados.

A instituição sem fins lucrativos é mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, através de recursos públicos e faz parte do chamado Sistema S, um conjunto de onze instituições criadas pelo empresariado brasileiro nos anos 1940.

Mas o que eu quero frisar aqui é a importância do SESC na vida de milhares de famílias brasileiras, que encontram na instituição oportunidades únicas de educação, lazer, cultura e saúde, tudo de primeira, espalhadas por suas unidades em todos os estados do país.

Eu mesma costumo ir muito à unidade Vila Mariana com meu filho, lá ele se diverte na Brinquedoteca que é aberta ao público, assim como a Comedoria, um restaurante com refeições bem saudáveis e balanceadas a preços mais que justos!

comedoria no sesc vila mariana, comidinhas deliciosas e super saudáveis | imagem: sesc
comedoria no sesc vila mariana, comidinhas deliciosas e super saudáveis | imagem: sesc

Pena que não me encaixo na categoria de comerciário, pois quem trabalha em empresas do comércio de bens, serviços e turismo, ou for aposentado por empresas deste ramo, tem inúmeras vantagens e benefícios nas atividades oferecidas, além de prioridade na distribuição das vagas dos cursos.

O SESC também respeita o direito de ir e vir de todos os usuários e muito antes da vigência da norma NBR 9050 “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”, as unidades já foram projetadas para atender aos padrões de Acessibilidade Universal das Edificações.

rampas de acesso à unidade pinheiros | imagem: sesc
rampas de acesso à unidade pinheiros | imagem: sesc
equipamentos para deficientes visuais e com visão parcial no sesc bom retiro | imagem: sesc
equipamentos para deficientes visuais e com visão parcial no sesc bom retiro | imagem: sesc

As Bibliotecas e Salas de leitura também são super interessantes, convidam o público a desacelerar um pouquinho e conhecer os mais de 30 mil títulos disponíveis em espaços muito confortáveis e aconchegantes.
A maioria das unidades também disponibiliza internet livre nesses espaços, aumentando ainda mais o interesse pelas concorridas mesas e poltronas nas salas.

E sobre Turismo Social então, você já ouviu falar?
O SESC recebe todos os anos cerca de 3 milhões de turistas em seus hotéis e pousadas espalhados pelo país.
São 43 unidades de hospedagem que valorizam o Turismo Social, uma atividade democrática fundamental para o lazer e formação cultural do cidadão.
Porque todo mundo precisa e merece ter lazer, não é mesmo?

vista aérea do sesc bertioga
vista aérea do sesc bertioga

E sobre as atividades esportivas então? São inúmeras modalidades com opções para crianças, jovens, adultos e idosos.
Além disso, o SESC oferece esporte como forma de inclusão social, valorizando projetos que envolvem famílias, escolas e comunidades, privilegiando sempre a cidadania

Enfim, não tem como mencionar todas as atividades, ações e benefícios do SESC em um único post, mas fica aqui o exemplo de uma instituição que acredita nas pessoas e o mais importante, promove a cidadania e a igualdade social, as quais todos deveriam ter direito em qualquer atividade humana.

Fonte: SESC e SESC SP

 

Deixe uma resposta