Projeto residencial em Piracaia – 04

Em dezembro de 2012 fizemos nossa última visita ao terreno em Piracaia-SP para conferir o andamento dos trabalhos com o solo e os progressos já obtidos com todo o manejo orgânico, comandados pelo Pupin, da Família Orgânica.

Lembram dos girassóis que haviam sido plantados com a função de de servir como adubo verde e cobertura morta?
Eles floresceram e nos deram de presente essa incrível paisagem de onde os nossos projetos arquitetônico e paisagístico serão implantados!

plantação de girassóis no terreno

Inspirador, não?
Além das suas sementes e flores que já podem ser colhidas, a vida nessa área nos mostra sinais de exuberância, onde é possível observar novas espécies vegetais surgindo espontâneamente.
Isso sem falar dos animais da região, que fizeram questão de dar o ar da graça, como a lebre do campo, dois tipos de abelhas, três tipos de besouros, formigas, uma codorna, maritacas e um ninho de rolinha com um dos filhotes nascendo naquele momento, ou seja, sinais evidentes do equilíbrio natural.

Na horta, estão se desenvolvendo milho, mandioca, quiabo, tomate arbóreo e até algumas abobrinhas brasileiras já podem ser colhidas, enquanto e em outras áreas temos cana, mamona-roxa, algumas variedades de feijão, maracujá, melissa, erva-cidreira, etc.

Mas apesar de todo esse resultado, a preocupação agora não é com a produção, e sim em contribuir com a vitalidade e identificar a vocação do solo.

Nesse mesmo dia da visita, também acompanhamos o nosso parceiro Gui Castagna, da Fluxus Design Ecológico, responsável por tudo referente à águas no projeto, em seus testes de irrigação do solo.

Gui Castagna realizando um dos pontos do teste de infiltração no terreno

Esses testes foram feitos em pontos estratégicos do terreno e são fundamentais para que vários elementos do projeto funcionem perfeitamente.

Enfim, paralelamente a toda essa movimentação, a Item 6 e todos os parceiros envolvidos, prosseguem firmes e fortes em suas funções para que esse incrível trabalho em equipe, que respeita acima de tudo os conceitos sustentáveis, ganhe cada vez mais força!

equipe de trabalho com o Gui Castagna, Camila Simhon e Pupin.

Confira o que já foi postado no blog sobre o projeto de Piracaia.

Deixe uma resposta