Gostaria de compartilhar com vocês um projeto nosso na área comercial, de uma loja e fábrica de bolos no bairro do Itaim, em São Paulo, chamada A Bollaria.
O antes
O mais empolgante em uma reforma é, sem dúvida, o desafio de transformar os espaços, e vê-los funcionando, seja qual for o seu uso, é de fato muito gratificante. Na época, a cliente nos chamou para visitar o local, um espaço fechado e sem recuos laterais do vizinho, com 160 m² de área total. A antiga loja precisaria ser adaptada para comportar a nova proposta, composta por mesas e balcão de atendimento, cozinha industrial, além de escritório, sanitários, depósito e apoio de funcionários. A área interna da loja era muito estreita, o que demandou uma distribuição pouco convencional das mesas e demais elementos do projeto, fora que a iluminação natural era quase inexistente, partindo apenas do vão de entrada da loja.
A reforma
O piso cerâmico deu lugar a um de cimento queimado, que ofereceu certa uniformidade ao ambiente, além do ar industrial desejado, com tubulações e ferragens aparentes. O balcão de alvenaria existente foi demolido e substituído por um em marcenaria, projetado para atender às necessidades do atendimento ao público. Toda infraestrutura, tanto elétrica como hidráulica, foi refeita para atender à nova demanda de equipamentos e usos e a nova iluminação foi projetada para compor lâmpadas LED, muito mais econômicas em ambientes comerciais.
A porta de aço de enrolar, fazia parte da entrada principal da loja e não poderia ser removida, portanto tivemos que tirar partido da situação, transformando o pequeno vão em vitrine e entrada principal, que ainda contou com rampa acessível. Na área interna, aproveitamos um “dente” existente na estrutura das paredes logo na entrada para encaixar as prateleiras onde os bolos seriam expostos.
As cores das paredes e mobiliário foram pensadas para contrastarem com o piso cinza e no fundo da loja está localizado o balcão de atendimento em L, com o caixa junto à parede e a outra lateral com banquetas altas. Logo atrás do balcão está localizada a cozinha industrial, onde toda a logística para preparo dos bolos foi cuidadosamente planejada, de modo a facilitar e também viabilizar produção e atendimento.
Arquitetura comercial
Ao investir em um novo negócio, o projeto arquitetônico deve ser previsto com certa antecedência, de modo a incorporar nele as expectativas do cliente, otimizando os espaços com economia, design e funcionalidade. Muitas vezes a arquitetura é deixada de lado com a ideia de reduzir custos, já que o investimento total, nesses casos, costuma ser alto, mas é preciso compreender, de uma vez por todas, que ao contratar um profissional especializado, o cliente só tem a ganhar com todo o valor agregado e que a aparente economia pode custar um preço muito caro no fim das contas.
Para maiores informações sobre projetos arquitetônicos, entre em contato.