Bicicleta de plástico reciclado

Sabia que a primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo é brasileira? Isso mesmo, o modelo começou a ser fabricado por aqui após 12 anos de pesquisa e  hoje, a Muzzicycles produz cerca de 10 mil unidades por mês.

 

bike com quadro de plástico reciclado da muzzicycles | imagem: muzzicycles

Radicado no Brasil há mais de 40 anos, o uruguaio Juan Muzzi, desde criança já dava todos os sinais que seria um inventor. Ele criava seus próprios brinquedos, desmontava e remontava objetos e chegou até a construir o próprio carro na adolescência. E foi ele que inventou aquelas molas coloridas que foram um sucesso nos anos 90, alguns irão lembrar!

O conceito

Os quadros dessas bikes são 100% produzidos a partir de plástico reciclado, desde garrafas PET, embalagens de produtos de higiene e outros plásticos (como polipropileno, nylon e ABS). Cerca de 200 garrafas PET, equivalentes a 6 kg de plástico, são usados para cada quadro.

 

processo de reciclagem do plástico para produção do quadro | imagem: muzzicycles

Além de utilizar um recurso que seria descartado, o processo industrial da Muzzicycles evita a extração de minério de ferro e bauxita ou a fabricação de alumínio. Também elimina o uso da solda e da pintura, pois o quadro é uma peça única, já produzida na cor desejada. Tudo isso gera uma economia de 90% de energia na comparação com outros quadros produzidos atualmente.

Economicamente viável?

Ainda tem muita gente que acredita que um produto ou serviço com características sustentáveis deva ter um custo irrisório! Sustentabilidade não é filantropia, ela envolve uma série de fatores para ser viabilizada, inclusive o econômico, mas certamente também precisa sobreviver no mercado em meio a tantos impeditivos.

É possível adquirir (apenas online) uma bike monomarcha por a partir de R$920,00 + 10% de IPI, mas elas variam conforme os acessórios, também customizáveis no site, podendo aumentar consideravelmente esse valor inicial. Segundo os especialistas que testaram as bicicletas, elas são muito honestas no que se propõem, são soluções alternativas de passeio e não para uso profissional e merecem o nosso respeito e prestígio por todos os diferenciais, não é mesmo?

A criação, além de ter sido exportada para vários cantos do mundo, já tem patente em 140 países e fábrica com filiais na Holanda e Argentina. E pensa que é só entrar no site e comprar a sua? A fila de espera é enorme, então, caso tenha se interessado, corre lá e garanta a sua! A marca também já está de olho no mercado infantil, vamos aguardar novidades!

 

quadros plásticos em diversas cores | imagem: muzzicycles
pm de santos utilizando as bikes de plástico na praia | imagem: muzzicycles

Deixe uma resposta