Parklet Pizzada em Pinheiros

Eu já havia postado aqui no blog sobre os parklets, pois, particularmente, sou fã dessas novas áreas da cidade e hoje estamos muito  felizes em ver o nosso primeiro projeto nesse segmento executado.

Foram muitos meses de planejamento, pois as regras da Prefeitura de São Paulo são bem rigorosas e implantar um parklet nas ruas da cidade não é tarefa das mais simples, mas a espera valeu muito a pena. Confira então algumas imagens do Parklet Pizzada.

 

vista do parklet a partir da rua com pizzaria ao fundo | imagem: arquivo pessoal
vista do parklet a partir da rua com pizzaria ao fundo | imagem: arquivo pessoal
vista lateral do parklet | imagem: arquivo pessoal
vista lateral do parklet | imagem: arquivo pessoal

Sobre os parklets

São pequenas áreas criadas para humanizar os espaços públicos e que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, aparelhos de exercícios físicos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas.

Os parklets podem ser implantados em locais originalmente reservados aos automóveis, podendo ocupar até 2 vagas em uma extensão de 10m. Verificou-se que um espaço de 2 vagas de automóveis beneficia 40 veículos em um dia, ou 300 pessoas em um parklet.

Para instalação, a proposta deverá atender às normas técnicas de acessibilidade, diretrizes estabelecidas pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) e pela CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana). Caso o local indicado esteja em área envoltória de bens tombados, a implantação deverá ser aprovada pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Acessíveis e democráticos

O mais interessante dos parklets é que eles são espaços públicos, além de acessíveis e todos podem se beneficiar com a sua implantação, tanto os estabelecimentos comerciais do entorno, como os cidadãos que circulam pela região.

No Parklet Pizzada, por exemplo, é possível comer sua pizza ali mesmo, ao ar livre, compartilhando o espaço com outras pessoas, inclusive à noite, como fomos comprovar pessoalmente.

 

parklet bem iluminado, funcionando durante a noite | imagem: arquivo pessoal
parklet bem iluminado, funcionando durante a noite | imagem: arquivo pessoal
uso noturno e ao lado as placas que reforçam seu uso como público | imagem: arquivo pessoal

Sobre o projeto

O parklet é tratado na Item 6 Arquitetura como um projeto paisagístico e como todos dessa categoria demandou, paralelamente às exigências da prefeitura, um estudo detalhado de seu entorno, estrutura, materiais, equipamentos e vegetação adotados.

Houveram algumas alterações do nosso projeto original, onde as mesas e bancos seriam coloridos, haveria também um painel vertical no lugar dos vasos presos na grade, além de tambores com ervas frescas entre as mesas. Mas as cliente fizeram um ótimo trabalho na execução, inclusive reutilizando as madeiras do piso, mesas e bancos, o que é sempre muito bem-vindo!

A instalação dos parklets pode ser de iniciativa da administração pública, pessoas físicas ou jurídicas e os custos referentes à instalação, manutenção e remoção do parklet são de responsabilidade exclusiva do mantenedor. No caso de pessoas físicas ou jurídicas, a solicitação deverá ser feita na praça de atendimento da Subprefeitura competente, de acordo com as especificações do Manual Operacional de Implantação. Caberá também à Subprefeitura averiguar a conveniência do pedido e dar conhecimento público do mesmo.

Confira o que já foi publicado no blog sobre os parklets e não deixe de visitar o Parklet Pizzada, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, na Rua Alves Guimarães, 1496. Cá entre nós, as pizzas são deliciosas e o lugar é super agradável para encontrar os amigos e levar a família. Para maiores informações e pedidos delivery, entre em contato com a Pizzada através do fone 3675-4888.

Agradecemos às nossas clientes pela confiança e paciência nessa empreitada e que o parklet traga muito sucesso em suas vidas!

2 comentários em “Parklet Pizzada em Pinheiros

Deixe uma resposta