Inaugurando a meta de conhecer melhor nossas áreas verdes, como apresentado no post Conhecendo os Parques de São Paulo, começo pela visita ao Parque Raposo Tavares.
Localizado junto à rodovia de mesmo nome, o parque Raposo Tavares tem um grande potencial frente às questões ambientais, tanto pelas atividades educacionais desenvolvidas, como por ter em sua área a Central de Triagem de Resíduos Butantã, que nada mais é que o maior equipamento para tratamento de resíduos sólidos da cidade.
Resolvi retomar este projeto de visita aos parques, que foi deixado de lado por um tempo, mas que, felizmente, continua sendo um tema super atual e de cada vez mais interesse da população.
O parque também conta com uma estação de compostagem, onde o público pode conhecer melhor como funciona a técnica de transformação dos resíduos orgânicos.
Seus 195.000 m² de área estão cercados por comunidades carentes que têm no parque a única fonte de lazer da região, composta por quadras poliesportivas, campo de futebol, pista de cooper, trilhas, playground, quiosques, churrasqueiras e sanitários.
No dia da visita estava acontecendo um campeonato de futebol com direito a troféu e tudo!
E por conta dessa demanda carente de lazer e de equipamento urbanos voltados à comunidade que o administrador Leandro Marques Bondar desenvolve um importante e desafiador trabalho junto aos moradores da região, que participam com muita abertura das atividades e decisões tomadas no parque.
Curiosidades
O parque Raposo Tavares homenageia o bandeirante de mesmo nome e foi o primeiro parque da América do Sul construído sobre um aterro sanitário.
Apresenta, por isso, características peculiares: seu solo é formado por camadas compactadas, sendo revestido por uma camada de argila para diminuir a emanação de gases e por outras de terra que serve de substrato à vegetação.
Fauna e flora
Foram identificadas 3 espécies de répteis e 28 de aves, incluindo o periquito-rico, que possui distribuição restrita à Mata Atlântica.
Aves comuns de áreas abertas foram avistadas como coruja-buraqueira, andorinha-pequena-de-casa, suiriri-cavaleiro, chopim e tico-tico.
Dentre as espécies migratórias, foram vistos suiriri e andorinhão-do-temporal.
Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e bosques implantados, destacando-se acácia-negra, faveira, jerivá, paineira, pau-ferro, pau-formiga, quaresmeira, pinange, resedá, seafórtia, sibipiruna, tamboril e urucum, onde foram registradas 64 espécies.
Maiores informações
Endereço: Rua Telmo Coelho Filho, 200
Subprefeitura Butatã
Horário de funcionamento: diariamente das 6:00 às 18:00h
Fone: (11) 3735-1372
Estive hoje dia da reinauguração do Parque.
Tudo muito bom, feito por gente competente.
Apenas os banheiros devem ser ampliados e melhorados.
O parque da Previdencia perto do parque Raposo Tavares, está um caos com mato alto e totalmente descuidado
Que legal que o parque está melhor, não tive oportunidade de visitá-lo ainda!
Já o da Previdência em não conheço mesmo, mas agradeço seus comentários!
Até mais,
Karla.