Visita 01 – Parque Raposo Tavares

banner parque raposo tavares

Inaugurando a meta de conhecer melhor nossas áreas verdes, como apresentado no post Conhecendo os Parques de São Paulo, começo pela visita ao Parque Raposo Tavares.

Localizado junto à rodovia de mesmo nome, o parque Raposo Tavares tem um grande potencial frente às questões ambientais, tanto pelas atividades educacionais desenvolvidas, como por ter em sua área a Central de Triagem de Resíduos Butantã, que nada mais é que o maior equipamento para tratamento de resíduos sólidos da cidade.

áreas verdes com muito espaço de lazer em família
áreas verdes com muito espaço de lazer e contemplação | imagem: arquivo pessoal

Resolvi retomar este projeto de visita aos parques, que foi deixado de lado por um tempo, mas que, felizmente, continua sendo um tema super atual e de cada vez mais interesse da população.

O parque também conta com uma estação de compostagem, onde o público pode conhecer melhor como funciona a técnica de transformação dos resíduos orgânicos.

o parque também conta com uma estação de compostagem
o parque também conta com uma estação de compostagem | imagem: arquivo pessoal

Seus 195.000 m² de área estão cercados por comunidades carentes que têm no parque a única fonte de lazer da região, composta por quadras poliesportivas, campo de futebol, pista de cooper, trilhas, playground, quiosques, churrasqueiras e sanitários.
No dia da visita estava acontecendo um campeonato de futebol com direito a troféu e tudo!

campeonato de futebol no fim de semana
campeonato de futebol no fim de semana | imagem: arquivo pessoal
diversão garantida para diversão em família
diversão garantida para toda família | imagem: arquivo pessoal

E por conta dessa demanda carente de lazer e de equipamento urbanos voltados à comunidade que o administrador Leandro Marques Bondar desenvolve um importante e desafiador trabalho junto aos moradores da região, que participam com muita abertura das atividades e decisões tomadas no parque.

Curiosidades

O parque Raposo Tavares homenageia o bandeirante de mesmo nome e foi o primeiro parque da América do Sul construído sobre um aterro sanitário.

Apresenta, por isso, características peculiares: seu solo é formado por camadas compactadas, sendo revestido por uma camada de argila para diminuir a emanação de gases e por outras de terra que serve de substrato à vegetação.

Fauna e flora

Foram identificadas 3 espécies de répteis e 28 de aves, incluindo o periquito-rico, que possui distribuição restrita à Mata Atlântica.

Aves comuns de áreas abertas foram avistadas como coruja-buraqueira, andorinha-pequena-de-casa, suiriri-cavaleiro, chopim e tico-tico.
Dentre as espécies migratórias, foram vistos suiriri e andorinhão-do-temporal.

Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e bosques implantados, destacando-se acácia-negra, faveira, jerivá, paineira, pau-ferro, pau-formiga, quaresmeira, pinange, resedá, seafórtia, sibipiruna, tamboril e urucum, onde foram registradas 64 espécies.

Maiores informações
Endereço: Rua Telmo Coelho Filho, 200
Subprefeitura Butatã
Horário de funcionamento: diariamente das 6:00 às 18:00h
Fone: (11) 3735-1372

2 comentários em “Visita 01 – Parque Raposo Tavares

  1. Estive hoje dia da reinauguração do Parque.
    Tudo muito bom, feito por gente competente.
    Apenas os banheiros devem ser ampliados e melhorados.
    O parque da Previdencia perto do parque Raposo Tavares, está um caos com mato alto e totalmente descuidado

    1. Que legal que o parque está melhor, não tive oportunidade de visitá-lo ainda!
      Já o da Previdência em não conheço mesmo, mas agradeço seus comentários!

      Até mais,
      Karla.

Deixe uma resposta