Prêmio Pritzker 2014

medalha“Homenagear em vida arquitetos cujo trabalho demonstrou uma combinação de talento, visão e comprometimento e que produziram significantes e consistentes contribuições à humanidade e ao meio ambiente, através da arte da arquitetura”.

Com projetos marcados pela originalidade, sustentabilidade, economia e engenhosidade de suas obras, o arquiteto japonês Shigeru Ban foi o vencedor do Prêmio Pritzker 2014.

A obra do arquiteto se destaca pelos esforços humanitários em todo o mundo onde ele é conhecido por usar tubos de papelão para fazer abrigos temporários para as vítimas de desastres naturais e refugiados de guerras e em projetos comunitários, como o de 100 casas em uma vila de pescadores no Sri Lanka atingida pelo tsunami de 2004.

habitações pós-tsunami no sri lanka | imagem: dominic sansoni
habitações pós-tsunami no sri lanka | imagem: dominic sansoni via arch daily

“Receber este prêmio é uma grande honra e, com ele, preciso ter cuidado. Devo continuar a ouvir as pessoas para quem eu trabalho, seja nos projetos residenciais privados, seja nos trabalhos pós-desastres. Eu vejo o prêmio como um incentivo para continuar a fazer o que eu faço – não para mudar, mas para crescer”, disse Shigeru após receber a notícia de um representante do júri em seu escritório localizado em Paris.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Pritzker tem como objetivo homenagear um arquiteto vivo por um grande trabalho.
Foi criado em 1979 por Jay Pritzker, membro da família Pritzker e que também fundou a rede Hyatt de hotéis, sendo muitas vezes chamado de “O Nobel da Arquitetura”.
A cerimônia oficial acontece anualmente, geralmente no mês de maio, em um local com grande importância arquitetônica ao redor do mundo e este ano será em Boston, nos EUA.

Fonte:  ARQ!BACANA

Deixe uma resposta