Paredes e muros verdes

Também conhecidos como parede verde e jardim vertical, os muros verdes conquistaram o gosto dos brasileiros, que abriram as portas de casa para esse belíssimo elemento paisagístico.

E não pense que é preciso de uma grande área externa para ter um muro verde implantado. Hoje em dia contamos com inúmeras técnicas que se adequam perfeitamente a cada situação, possibilitando que jardins verticais possam fazer parte de uma pequena sacada residencial, com espécies ornamentais e até de áreas internas, como hortas de temperos.

quadro de temperos em área interna
quadro de temperos em área interna | imagem: quadro vivo

Mas a parede em si é apenas um elemento construtivo, pois toda a sua beleza e funcionalidade estão diretamente ligadas ao projeto paisagístico, que deverá ser elaborado para cada caso por um profissional especializado.

O arquiteto paisagista levará em conta diversos fatores para a escolha e especificação das espécies, como condições climáticas, iluminação natural, baixa manutenção, equilíbrio estético, entre outros.

Confira alguns exemplos:

O muro verde a seguir foi construído através da técnica de tijolos cerâmicos em uma cobertura residencial, onde foram plantadas as espécies Russélia (Russelia equisetiformis) e Filodendro (Philodendron Xanadu) que proporcionaram um efeito mais rústico à essa área, criando um novo ambiente de estar e contemplação.

muro verde em cobertura residencial | imagem: léo barrilari
muro verde em cobertura residencial no alto da lapa, em são paulo | imagem: léo barrilari

Já o próximo exemplo de muro verde foi implantado na entrada de um edifício de escritórios.
Nele foram utilizados os tijolos de concreto e plantadas mudas de ripsális, também conhecida como cacto-macarrão (Rhipsalis baccifera), além das orquídeas amarelas.

muro verde na entrada de edifício corporativo
muro verde na entrada de edifício corporativo, no bairro de pinheiros, são paulo | imagem: arquivo pessoal

O toque especial fica por conta das orquídeas amarelas, salpicadas por todo o muro e que florescerá de tempos em tempos, como um presente aos usuários desse local.

detalhe de orquídeas amarelas salpicadas no muro verde
detalhe de orquídeas amarelas salpicadas no muro verde | imagem: arquivo pessoal

Outro muro verde assentado com os tijolos cerâmicos, também em uma cobertura residencial, mostra como o resultado final, apesar da mesma técnica utilizada, pode ser completamente diferente.
Nele foi adotada uma grande variedade de espécies coloridas, como bromélias, hera (Hedera helix), lambari (Tradescantia zebrina) e flores diversas, que quebraram a monotonia dessa área.

bromélias diversas colorem esse muro verde
bromélias diversas colorem esse muro verde em cobertura na vila nova conceição, em são paulo | imagem: léo barrilari

Lembrando que os muros verdes, tanto em grandes como nos pequenos espaços, precisam de cuidados especiais para sua manutenção e, por isso, o sistema automatizado de irrigação é o mais indicado para garantir sua bela aparência ao longo dos anos.

A Item 6 Arquitetura projeta e executa muros verdes em pequenas e grandes áreas, entre em contato para maiores informações.

Deixe uma resposta