Di Cavalcanti às moscas

Temos em São Paulo, principalmente na região central, vários tesouros artísticos e arquitetônicos desconhecidos da maioria das pessoas e o belíssimo painel de Di Cavalcanti bem na entrada do Edifício Triângulo é um deles.

painel de di cavalcanti na entrada do ed. triângulo | imagem: folha

Projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950, o Edifício Triângulo está localizado no cruzamento das ruas José Bonifácio e Quintino Bocaiuva, próximo à Praça da Sé, e sofreu várias alterações que descaracterizaram o seu projeto original.

Além de vítima de intervenções mal executadas, o painel sofreu um grande estrago ao ser diretamente atingido por uma fogueira de moradores de rua e teve suas pastilhas de vidro originais substitídas pelas cerâmicas, que hoje estão despencando.

O mural foi tombado em 2004 pela prefeitura, junto com o hall do edifício, e o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) da prefeitura informa que vai avaliar o estado do painel e notificar o condomínio.
Segundo o órgão, o Edifício Triângulo pode buscar recursos em programas governamentais de incentivo à cultura para restaurar o painel.

Uma pena que a população não conheça e nem valorize o nosso patrimônio, mas esse incentivo deveria acontecer nas escolas públicas desde cedo, atingindo os pequenos que poderiam fazer a diferença para um país culturalmente melhor.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe uma resposta