Tapetes

Eles são peças-chave na decoração de ambientes internos, principalmente salas e quartos, e quando bem escolhidos, agregam estilo e elegância aos espaços.

Os mais famosos e também mais antigos são os tapetes persas, que surgiram no Irã por volta do ano 500 a.C., mas naquela época eram feitos de lã e algodão e usados para proteger as casas do frio dos rigorosos invernos da região. Já os de seda, mais raros e delicados, passaram a ser pendurados nas paredes como peças de decoração das famílias mais abastadas. Por muito tempo a confecção de tapetes era uma atividade exclusiva das mulheres iranianas, sendo uma tradição presenteá-las com um tear no dia do casamento.

Com a industrialização, os tapetes cruzaram os oceanos e ganharam novos materiais, cores e desenhos, além de ficarem mais acessíveis a todos os bolsos, permitindo que nós, arquitetos e decoradores, pudessem utilizar de mais esses elementos na composição dos espaços.

Confira algumas dicas especiais na hora de escolher um tapete!

Sala de jantar

Quando colocar um tapete na sala de jantar, sob uma mesa, lembre-se de deixar um espaço para as cadeiras, para que as mesmas não fiquem bambas. O ideal é que os quatro pés fiquem totalmente por cima do tapete com certa folga para trás.

 

tapete retangular sob mesa de jantar | imagem: pruzak

E a regra vale para todos os formatos de mesas e tapetes!

tapete quadrado sob mesa de jantar | imagem: decorando online
tapete redondo sob mesa de jantar | imagem: viva decora

Quarto de casal

Para o quarto de casal, independentemente do tamanho ou formato do tapete, o importante é que ele esteja posicionado junto à cama para ser pisado ao levantar.

 

tapete retangular sob cama | imagem: viva decora
criados-mudos fora da área do tapete | imagem: limaonagua

Mas existem inúmeras possibilidades de ajustes, nas imagens acima, por exemplo, os criados-mudos ficaram fora da área do tapete inteiriço sob a cama. Já na foto a seguir, o tapete floral foi colocado junto aos pés da cama, oferecendo equilíbrio e elegância ao espaço já com carpete.

 

tapete junto aos pés da cama | imagem: vpspub.com

Sala de estar

Existem muitas regras sobre como alinhar os tapetes na sala de estar junto aos sofás, algumas dizem que é preciso deixar um espaço de afastamento, como uma “moldura” de piso entre os dois e outras afirmam que o tapete deve ocupar todo o espaço, ficando um pouco por baixo do sofá ou mesmo apenas encostado. A verdade é que esse posicionamento tem mais a ver com o gosto pessoal de cada um e também do próprio espaço e demais elementos decorativos envolvidos.

 

tapete geométrico e colorido em sala de estar | imagem: pruzak
tapete geométrico em zigue-zague sob o sofá | imagem: uol estilo

Quarto infantil

Nesse ambiente, os tapetes, além de decorativos, também costumam servir de área para brincadeiras e por isso precisam ser fáceis de higienizar. No mercado existem inúmeros materiais mais adequados aos quartinhos, como os sintéticos, mais fáceis de limpar e até os com tratamento antiácaro, indicado aos alérgicos.

 

tapete infantil em círculos pastéis no quarto de bebê | imagem: viva decora
tapete decorativo em quarto de menina | imagem: transformesuacasa.com

Mais dicas

No geral, vale a pena, quando possível, deixar para escolher o tapete depois de ter os móveis e demais elementos decorativos definidos, pois assim será possível apostar nos tons favoráveis para que ele combine com o restante do ambiente. Mas existem casos onde o tapete é uma peça tão valiosa, uma obra de arte mesmo, que acaba acontecendo o contrário, o mobiliário que precisa combinar com seus detalhes e composição, mas isso é para poucos, claro! 😉

Também é válido trocar os tapetes de casa conforme o clima, por exemplo, optar pelos de fibras naturais nos dias quentes e os mais volumosos e peludos no inverno, pois isso trará mais conforto e praticidade aos usuários.

São inúmeras variedades de cores, formatos e texturas que irão se adequar perfeitamente ao seu espaço e também orçamento, o importante é sempre procurar equilibrar os tapetes com a decoração da casa ou ambiente de trabalho, que o resultado certamente será válido.

Deixe uma resposta