Matéria "Toques de Verão" da AT Revista

A Item 6 participou de uma matéria sobre decoração do suplemento AT Revista, do jornal A Tribuna, de Santos.
Foram dadas algumas dicas de como mudar os ambientes, sem grandes intervenções, para o verão, confira a matéria a seguir.

Toques de Verão

Deixe sua casa mais alegre com medidas simples, como apostar em peças de decoração coloridas e plantas. Você vai sentir a diferença!

“Sol, calor, céu azul… A casa também precisa entrar no clima da estação mais quente do ano. E o bacana é que não é preciso gastar horrores para renovar os ambientes. “Apostar nas cores, em objetos e almofadas ajuda a tornar um espaço sério mais alegre, como frescor do verão”, atesta a arquiteta Fernanda Pinheiro, de São Paulo, que recomenda: pufes coloridos, almofadas estampadas, mesinhas laterais e objetos de decoração de vidro – também coloridos – têm tudo a ver com a proposta. “Os acessórios e objetos de decoração são os verdadeiros protagonistas. Vale lembrar que pintura não é obra, por isso, renovar o ambiente com uma tinta nova é sempre válido. Já o espelho é uma peça curinga na transformação de qualquer ambiente. Repare também no efeito que as plantas imponentes exercem”, recomenda o designer de interiores Franz Rocha. Se a sua casa tem decoração clean, mais fácil ainda, pois assim é só mudar, de fato, os acessórios, inclusive quadros e tapetes , repaginando sempre que necessário o ambiente.  Já para quem tem mobiliário escuro, a sugestão de Fernanda é optar por tapete, cortinas e paredes claras, que ajudam a balanceá-lo. “Nesse caso, escolheria uma cor única em suas variações. Esta é a temporada do verde da esmeralda, aposta certeira para quem deseja arrasar neste verão… Ele combina super bem com tons de cinza, que também estão em alta, e de bege, ou seja, entra em qualquer decoração”.

at_revista nov2013
matéria do suplemento at revista do jornal a tribuna de santos.

A arquiteta Karla Cunha, da Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade, de São Paulo, acrescenta: “A instalação de novos pontos de luz também pode ser uma alternativa interessante, bem como os espelhos, que, estrategicamente posicionados, são capazes de fazer a luz natural entrar nos ambientes mais escuros e distantes das janelas”. A iluminação é tão importante, que, para a arquiteta, as luminárias são peças-chaves. “E podem ser encontradas em grande variedade de cores e formatos, até mesmo nos home centers, por preços bem convidativos”. Karla diz ainda que a paleta para 2014 tem como tendências os tons de amarelo–desde o mais discreto até os vibrantes, podendo ser o ouro e o limão, combinados com outras cores fortes, como azul, lilás e rosa. “Os tons de azul serão muito utilizados, principalmente os esverdeados–mas o marinho, jeans e índigo também marcam presença, combinados com os neutros e amadeirados. Ouse sem medo!”.

Quer outra ideia com a cara do verão? “Frutas colorem os arranjos de flores e aromatizam o ambiente. Corte rodelas de cítricos e arrume como uma parede no vaso. Depois é só colocar água e sua flor preferida. O conjunto traz tranquilidade e deixa o ambiente mais agradável”, sugere Franz Rocha.

Karla Cunha dá um toque para alguns ambiente da casa: ›

  • Quarto do casal: pintura especial e personalizada em uma parede;
  • ›Quarto infantil: kit céu estrelado com fibra ótica no forro de gesso;
  • Cozinha: ladrilhos hidráulicos com estampas variadas, tipo patchwork;
  • › Sala de jantar: mesa rústica de madeira de demolição com vidro;
  • › Lavabo: bancada com cuba de cerâmicas artesanais e coloridas.

Varandas e Plantas

Na varanda, além da decoração e acessórios, Fernanda Pinheiro sugere para quem está disposto a encarar uma reforma: aposte em um “revestimento legal” em alguma parede. “Faz toda a diferença, mesmo no ambiente mais simples. As pastilhas nunca saem de cena. E o ladrilho hidráulico, os revestimentos em relevo, aço inox… Todos eles são legais, porque dão um toque de sofisticação. Madeira sempre cai bem. Já os pufes são ótima aposta, pois são versáteis, fáceis de carregar e acomodam mais pessoas nos dias cheios ”. Franz lembra que quem mora em apartamento sabe que a varanda é o jardim da casa. “Por menor que seja, é possível fazer dela um lugar especial, com estilo e beleza, simples toques de decoração, cadeiras, mesas pequenas e vasos de flores suspensos em painéis. É um lugar onde podemos apreciar a beleza da natureza e da paisagem. Pense bem como quer a sua, que tipo de móveis e de decoração pretende, e só depois parta para as compras”. O designer diz que uma varanda pequena não exige muito mobiliário, apenas o essencial para torná-la acolhedora e bonita. “Experimente deixar a decoração mais florida e alegre, e você vai se apaixonar pelo espaço”.

Karla destaca os muros verdes, “que estão super em alta. As hortas de temperos em vasos fixados nas paredes também são uma ótima alternativa para quem não tem muito espaço. E pode abusar do colorido nos vasos”. Falando nisso… “As plantas são sempre bem-vindas e hoje os quadros vivos e muros verdes permitem que elas invadam os ambientes internos com bom gosto e sem preocupação com problemas causados pela umidade, por exemplo”.

Deixe uma resposta