Arquitetura da Saúde

Projetos de Arquitetura e Paisagismo aplicando a Medicina Ayurveda

Essa é uma nova empreitada da Item 6 em parceria com a Terapeuta Ayurvedica Lili Bertolucci, formada pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

A ideia é poder intervir nos espaços internos e externos, através da análise criteriosa dos ambientes e das pessoas que utilizam esses locais.

Um breve conceito da Ayurveda

É a medicina natural milenar indiana que oferece um sistema único de tratamento baseado em ajustes no estilo de vida, programas individuais de dieta, fórmulas de ervas medicinais e foco espiritual em Yoga e meditação.

Seu nome vem do sânscrito – ayur é vida e veda, verdade, conhecimento.
A origem é a mesma dos sistemas de meditação, Yoga e astrologia, baseados nos milenares Vedas.
De acordo com a ciência, tudo o que há no planeta, inclusive o homem, é composto pelos cinco elementos da natureza: espaço (também chamado de éter), ar, fogo, terra e água.
E é a partir da combinação desses elementos que são construídos os três conjuntos de características físicas e psicológicas que dão origem a três perfis de seres humanos.

Esses perfis são chamados de doshas e cada dosha é formado no mínimo pela combinação de dois elementos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), este é o quadro da saúde da população do mundo: 20% são saudáveis (bem-estar físico, mental, social e espiritual), 20% têm doenças estabelecidas (diagnosticáveis) e 60% estão em desequilíbrio.

É no último grupo que o Ayurveda pode trabalhar com melhores resultados, pois reconhece esses desequilíbrios antes que eles se transformem em doença.

Arquitetura da Saúde
por Lili Bertolucci

O projeto Arquitetura da Saúde pretende resgatar no nosso dia a dia o consumo de ervas e temperos cultivados  em nossas casas, levando para dentro do nosso lar uma parcela selecionada do nosso reino vegetal, a partir do aroma, cor, energia, sabor e satisfação.

A partir dos ensinamentos da Medicina Ayurvedica, que é fundamentalizada  na integração dinâmica entre nosso ambiente, corpo, mente e espírito, o objetivo é estabelecer uma rotina diária, integrada com o consumo harmonioso de alimentos que promovam  uma boa saúde.

Para tanto, é importante conhecer  mais sobre a constituição corpo e mente dos moradores da casa a fim de personalizar as escolhas das ervas com o biótipo  compatível com as plantas que curam, previnem e permitem que nos reconectamos com nosso ambiente, acessando o poder da natureza, como fizeram nossos ancestrais.

Como acontece a doença:

  • A partir do que comemos;
  • A partir do que pensamos;
  • Do modo que vivemos;
  • Onde vivemos.

Sabemos que o stress diário, incluindo as poluições de variados tipos (ar, sonora, etc.) e as pressões que sofremos nesse mundo desenfreado,  influenciam sobremaneira nosso modo de ser e de pensar, portanto, a nossa proposta maior é levar a natureza para dentro de nossa casa para podermos acordar, respirar conscientemente e estabelecer um novo equilíbrio  que começa em nosso espaço sagrado, o nosso corpo, essa energia sim é infinita e transcendental.

Colocando em prática

Para conhecer melhor esse trabalho tão interessante e saber como aplicá-lo em seu espaço pessoal, entre em contato conosco.

A Item 6, através da consultoria personalizada da Terapeuta Ayurvedica Lili Bertolucci, terá os parâmetros necessários para adequar os ambientes propostos ao estilo de vida mais indicado ao seu perfil.

Deixe uma resposta