Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz

O IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) apresenta as Bases do Concurso “Estação Antártica Comandante Ferraz”, destinado a selecionar o melhor projeto para as instalações da Estação Científica Brasileira na Antártica.

Localizada na Península Keller, no interior da Baía do Almirantado, Ilha Rei George, a Estação é destinada a estudos sobre o ambiente antártico por meio de um programa de pesquisas do Governo Federal, o PROANTAR.

As pesquisas realizadas na estação são voltadas para a compreensão dos fenômenos naturais do ambiente glacial e das suas repercussões no âmbito global.
A comunidade científica que utiliza a Estação é formada por estudiosos de diversas áreas de conhecimento, entre elas a oceanografia, a meteorologia, a biologia, a geologia e a arquitetura.

O concurso

O lançamento internacional do concurso tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica. E, também, para que a Estação incorpore os mais avançados requisitos técnicos e recursos ambientais.
Para isso, será exigida a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por diversos especialistas sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto.

O concurso é aberto à participação de arquitetos e profissionais estrangeiros associados a arquitetos brasileiros.
Espera-se que a Estação Brasileira na Antártica se torne uma referência, principalmente em relação aos aspectos tecnológicos do projeto arquitetônico, pois é um projeto singular que possui um aspecto simbólico importante.
O desafio de apresentar uma solução sofisticada, tanto do ponto de vista tecnológico quanto construtivo e espacial, certamente despertará o interesse dos arquitetos em participar do concurso.

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de março e a entrega dos trabalhos até 02 de abril, mas todas as informações aos interessados podem ser consultadas no site do concurso.

Fonte: IAB

Deixe uma resposta