Casa Vita

A empresa espanhola Egoin Bilbao, especializada em construção em madeira, lidera um projeto super bacana, que busca a edificabilidade em termos de eficiência energética.

fachada casa vita | imagem: flickr casa vita

Trata-se da Casa Vita, primeira casa construída na Espanha que assume e supera os padrões estabelecidos pelo selo alemão Passivhaus, e que produz mais energia do que consome.

“Esta é uma iniciativa da I+D+i, destinada a avançar no conhecimento da construção como resposta responsável às necessidades energéticas de um planeta com recursos limitados que devem ser preservados. Tal aposta resultou na Casa Vita, a primeira construção feita no âmbito do projeto Vita”, explica o gerente comercial da empresa, Unai Gorroño.

Na sua construção foi dada prioridade ao uso de materiais biodegradáveis, renováveis, ecológicos e produzidos pelos arredores da construção, conceitos de eficiência energética e o uso seletivo de recursos.
Além disso, seu design, que combina estética e funcionalidade, procura a máxima integração e respeito ao meio ambiente, e o tamanho compacto do prédio leva a uma maior economia de energia.

Projetos sustentáveis no Brasil

Cada vez mais as pessoas se interessam por projetos que tragam benefícios, tanto econômicos como de bem estar, aos seus imóveis e usuários, e buscam também contribuir positivamente para a preservação do meio ambiente.

A Item 6 segue essa linha de trabalho e também busca aproveitar ao máximo os recursos naturais oferecidos, de modo a minimizar os impactos ambientais decorrentes de uma intervenção arquitetônica.

Espero que projetos e construções sustentáveis passem logo a ser a única opção para as edificações de nossas cidades e que não sejam mais vistos como diferenciais para poucos.

Fonte: mundo sustentável

Deixe uma resposta