Projeto residencial em Piracaia – 06

Continuando com a apresentação das maquetes virtuais do projeto residencial de Piracaia – SP, desenvolvido pela Item 6, mostraremos agora como ficarão as construções Jogos e Casa de Hóspedes.

Lembrando que nesse, como em todos os nossos projetos, aplicamos os conceitos sustentáveis, tanto na arquitetura como no paisagismo, oferecendo o máximo de recursos ambientalmente corretos, desde a concepção do projeto, passando pela especificação de materiais, escolha de parceiros, até a própria construção.

Jogos, espaço de encontro e lazer

Nas vistas externas, é possível observar que as duas construções, jogos e hóspedes, são bem próximas, e por isso foram sempre tratadas em conjunto.
A imagem a seguir mostra a vista externa do jogos, onde o deck de madeira de demolição em três níveis oferece uma área de descanso e contemplação da incrível natureza local.

vista externa do jogos com deck anexo

Assim como no SPA, a estrutura é toda em madeira, projetada por nosso parceiro Carpinteria, e a fachada revestida em pedra madeira, a ser fornecida por empresas locais.
A vedação utilizada foi a dos tijolos solo-cimento, que proporcionam conforto termoacústico, além de ter diferenciais sustentáveis em seu processo produtivo.

As duas portas tipo celeiro dão o aspecto rústico à construção, assim como as telhas de madeira itaúba.
As grandes portas de vidro de correr estão em boa parte do ambiente, proporcionando iluminação e ventilação natural, assim como as aberturas superiores com troncos intercalados, protegidas apenas por telas que evitam a entrada de animais indesejados.

As próximas duas imagens são da área interna dos jogos, que mostram os itens de lazer do local, como a parede de escalada e as mesas de sinuca, carteado e tênis de mesa.

vista interna do jogos com os elementos de lazer

Na próxima imagem, também interna do jogos, é possível visualizar os colchões de amortecimento da parede de escalada sobre o chão de cimento queimado Cementare, um produto inovador e ambientalmente correto, produzido a base de parafina reciclada e acabamento em cera de carnaúba, fornecido pelo nosso parceiro Lieto Fine.

Imagem interna do jogos com o balcão da copa ao fundo

A janela da lateral esquerda mostra um pouco do pergolado que separa o jogos da casa de hóspedes e suaviza o desnível de 1,00 m entre as duas construções.
A estrutura do telhado é aparente e mostra o forro em placas de OSB, mas que ainda poderão ser revestidas em bambu.

Casa de hóspedes, aconchego com simplicidade

Apesar das grandes áreas, o conceito empregado em todas as construções foi de trazer a rusticidade do campo, onde o terreno está implantado, às áreas internas dos ambientes construídos.

E essa intenção dos clientes foi traduzida através da especificação de materiais simples, funcionais e dentro dos padrões sustentáveis de produção.

A próxima imagem mostra a sala de estar da casa de hóspedes e ao fundo a área de pergolado e espelho d´água, que separa a construção do jogos, composta também por um muro verde.

sala de estar do hóspedes com o pergolado e espelho d´água ao fundo

A área externa e as pisadas sobre o espelho d´água são em piso drenante, onde encontra-se o banco tora, esculpido artesanalmente a partir de árvores que seriam inadequadamente descartadas.
A frente do balcão da pequena copa é revestido em pastilhado de castanheira, fornecido pela Lieto Fine, assim como o piso Cementare.

suíte de hóspedes, conforto com simplicidade

As três suítes de hóspedes seguem o mesmo padrão, possuem camas de solteiro que podem se transformar em casal, piso em cimento queimado ambientalmente correto com tabeira de contorno em madeira de demolição e as paredes com a pintura rústica das Tintas Solum, um produto sustentável e com inúmeras vantagens ambientais em sua composição.

Os banheiros também seguem uma mesma linha, com paredes, bancadas de pias e pisos no mesmo cimento queimado usado nos demais ambientes, sendo os pisos ainda com contornos em ladrilhos hidráulicos.
As cubas são artesanais e bem coloridas para quebrar a aparente frieza do revestimento cimentício e o grande espelho cristal sobre a bancada amplia o ambiente com muita leveza.

banheiros de hóspedes em cimento queimado e detalhes coloridos

Já a vista externa a seguir mostra a fachada da casa de hóspedes, com porta e janelas tipo celeiro e telhado verde em sua cobertura, que proporciona, além do belo paisagismo, conforto térmico e proteção estrutural à construção.

fachada da casa de hóspedes com pintura rústica e telhado verde

Nas imagens 3D, produzidas pela Planet Art Design, o paisagismo não foi contemplado e essa surpresa guardaremos para mostrar apenas com as fotos depois de toda execução finalizada!

Um comentário em “Projeto residencial em Piracaia – 06

  1. Prezada Arquiteta
    Bom dia!
    Parabéns pelo seu site e foco na sustentabilidade. Estamos precisando muito disso nos dias de hoje!
    Estou lhe enviando um link de uma apresentação em Powerpoint contida em nossa pasta no Dropbox, para que conheça nosso pavimento drenante, fruto de uma Joint Venturi realizada no ano passado entre a Biopiso e a Aquastone®, empresa do grupo europeu Acorus.
    Espero que possa considerar em suas obras esse tipo de pavimento.

    https://www.dropbox.com/sh/fb2pia9bxs3uwkr/AABzo8_tXpadvkO7dmpo7tI9a?dl=0
    Em nosso site http://www.biopiso.com.br, também existem outras informações.
    Esperamos poder ter a honra de ser seu novo parceiro comercial.
    Cordialmente,
    Paulo Gouveia

Deixe uma resposta