Usina de reciclagem para resíduos de obra

A cidade de Hortolândia – SP, acaba de inaugurar sua Usina de Reciclagem de Entulho (URE Hortolândia), que irá reaproveitar o lixo proveniente da construção civil em obras da cidade e da região.
O projeto foi feito pela Prefeitura em parceira com o Inac (Instituto Nova Agora de Cidadania), Fundação Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com investimento total de R$3 milhões.

usina de reciclagem de entulho | imagem: prefeitura de hortolândia

A usina terá centro de recepção, triagem, processamento e transbordo, e o material reciclado será revendido, com preço reduzido.
Com capacidade de produção de 320 toneladas de material por dia, irá transformar tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico em areia, pedras e bicas corridas.

Além de Hortolândia, mais sete municípios da região irão depositar seus resíduos na usina, entre eles, Sumaré, Americana e Santa Barbara d’Oeste.
A usina espera gerar cerca de 160 empregos diretos e indiretos para a execução de atividades internas de triagem, pesagem, controle e processamento de resíduos.

O projeto faz parte da primeira etapa do Programa SIGAH (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), que também prevê a construção de uma usina de processamento dos resíduos urbanos, cooperativa de reciclagem e usina de processamento de biodiesel e pneus, entre outras ações.

Que o exemplo sirva para os demais municípios, não só de SP como de todo o país, já que nós profissionais que trabalhamos com reformas, não encontramos alternativas ambientalmente corretas para o descarte final dos resíduos de obras.

Fonte: PINI Web

Um comentário em “Usina de reciclagem para resíduos de obra

Deixe uma resposta