Roteiro de Arquitetura pelo Centro Histórico

Que tal conhecer a fundo o acervo histórico edificado da cidade de São Paulo?
Desenvolvido Prefeitura Municipal, através da São Paulo Turismo, o Roteiro de Arquitetura pelo Centro Histórico de São Paulo reúne um trajeto com representantes dos diversos estilos desenvolvidos na cidade durante sua história, com destaque para obras de arquitetos renomados, além de apresentar ligações com fatos e personagens históricos.

Com seus prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos, São Paulo possui um verdadeiro acervo cultural ao ar livre.

Caminhar pelo centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções, manifestações concretas das transformações pelas quais passou uma vila que em 1872 tinha pouco mais de 30 mil habitantes e era restrita ao Triângulo Histórico (cujos vértices são o Mosteiro de São Bento, a Igreja de São Francisco e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo) até se converter na atual metrópole com cerca de 12 milhões de habitantes.

Do Pateo do Collegio, que nos remete à época da colonização, até o contemporâneo pórtico da Praça do Patriarca, passando pela imponência de edifícios como o Theatro Municipal e o Altino Arantes, o turista que chega a São Paulo é facilmente atraído pela arquitetura e um simples passeio pelas ruas paulistanas já lhe garante uma experiência única e fascinante.

Sede da Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) um dos principais eventos do setor no mundo, São Paulo é intimamente ligada ao tema, e conhecer a riqueza de edifícios espalhados por toda sua extensão é tarefa tão complexa quanto desvendar os demais segredos desta cidade sem fim.

Confira os edifícios que fazem parte do roteiro:

  1. Mosteiro de São Bento
  2. Edifício Martinelli
  3. Edifício Altino Arantes
  4. Banco de São Paulo
  5. Centro Cultural Banco do Brasil
  6. Edifício Triângulo
  7. Edifício Guinle
  8. Caixa Cultural
  9. Pateo do Collegio
  10. Tribunal de Justiça
  11. Secretaria de Justiça
  12. Solar da Marquesa de Santos
  13. Igreja da Ordem Terceira do Carmo
  14. Palácio da Justiça
  15. Catedral da Sé
  16. Escola de Comércio Álvares Penteado
  17. Faculdade de Direito
  18. Conjunto Franciscano
  19. Edifício Barão de Iguape
  20. Igreja de Santo Antônio
  21. Pórtico da Praça do Patriarca
  22. Edifício Sampaio Moreira
  23. Edifício Matarazzo
  24. Edifício Alexandre Mackenzie
  25. Theatro Municipal

Acesse o roteiro completo, com o mapa de localização, fotos ilustrativas e a descrição histórica de cada ponto a ser visitado.

Audioguia

O roteiro também está disponível em formato de áudio para download em três idiomas: português, inglês e espanhol, garantindo acessibilidade aos deficientes visuais que também queiram aproveitar ao máximo o passeio.

Fonte: SP Turis

Deixe uma resposta