A importância dos projetos escolares

Parece óbvio, mas é preciso sempre reforçar a importância de bons projetos arquitetônicos na vida de seus usuários e quando tratamos de ensino, esse tema ganha um peso ainda muito maior, não apenas pela educação em si, mas também pelo tempo em que os alunos passam dentro dessas edificações.

O projeto

O projeto arquitetônico de uma escola, independentemente do seu porte, merece uma atenção muito especial em vários aspectos, desde a concepção do projeto em si, mesmo que seja uma reforma, passando pelos métodos construtivos adotados e materiais escolhidos. As questões relacionadas ao conforto térmico, como ventilação e iluminação, por exemplo, estão diretamente ligadas ao rendimento dos alunos, assim como uma acústica adequada, que irá facilitar toda a comunicação verbal dentro das salas de aula.

Também existem algumas normas a serem seguidas, tanto as gerais, para estabelecimentos de ensino, como as mais específicas, em se tratando de playgrounds, quadras esportivas e cozinhas, por exemplo. No caso de reformas, é preciso muita atenção para adequação do prédio existente à essa nova realidade, pois muitas vezes a própria estrutura já inviabiliza projetos como esses.

O estudo dos impactos que uma escola gera em seu entorno, principalmente no trânsito local, é um fator que pode até inviabilizar o projeto em um determinado terreno e são levados em conta fatores como o nível de ensino do estabelecimento, a largura da via principal do imóvel e o número de alunos previsto.

Acessibilidade

A acessibilidade também não pode ser deixada de lado, em uma escola, os alunos e funcionários precisam ter acesso à todas as áreas internas e externas com mobilidade e segurança, sem qualquer tipo de distinção. Portanto,  acessos, desníveis, sinalização, materiais utilizados e mobiliários devem ser cuidadosamente projetados de modo que o direito de ir e vir esteja garantido.

Segundo a NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, “todos os espaços, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, devem atender ao disposto nesta Norma para serem considerados acessíveis”.

Nossa realidade

Infelizmente, em nosso país, temos problemas tão complexos na estrutura dos serviços públicos, como educação e saúde, por exemplo, que as questões arquitetônicas destes locais acabam sendo deixadas para segundo plano. Um erro muito grave, já que um projeto bem elaborado e executado impacta diretamente na vida dos usuários, nesse caso, no aprendizado dos alunos.

A Item 6 Arquitetura e Paisagismo tem em seu portfólio o projeto de uma escola de educação infantil que ainda não foi executado, mas onde houve uma integração incrível entre profissionais e cliente em busca dos melhores resultados. Trata-se de um projeto de reforma, em uma edificação existente no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, que sofreu alterações estruturais necessárias para adequações de projeto e implantação de sistemas sustentáveis de gestão, como captação de águas pluviais e de energia fotovoltaica.

Também desenvolvemos e executamos projetos paisagísticos em duas escolas de ensino infantil e fundamental, ambas no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. As áreas verdes, tão escassas nas grandes cidades, são sempre muito bem-vindas nas escolas e também proporcionam bem estar e contato direto com a natureza.

Inspire-se

Confira alguns exemplos de escolas inspiradoras pelo mundo:

Centro Educativo Montecarlo Guillermo Gaviria Correa, em Medellín, Colômbia | Imagem: Alejandro Arango
Centro Educativo Montecarlo Guillermo Gaviria Correa, em Medellín, Colômbia | Imagem: Alejandro Arango
Escola Nacional Cubana de Artes | imagem: Adrián Guerra Rey
Escola Nacional Cubana de Artes | imagem: Adrián Guerra Rey
Escola Baan Nong Bua, em Chiang Rai, Tailândia | Imagem: Spaceshift Studio
Escola Baan Nong Bua, em Chiang Rai, Tailândia | Imagem: Spaceshift Studio
Escola em Alto de Pinheiros, São Paulo | Imagem: Pedro Vannucchi
Escola em Alto de Pinheiros, São Paulo | Imagem: Pedro Vannucchi
Colégio Alemão de Seul, Coréia do Sul | Imagem: Cortesia de Daniel Valle Architects
Colégio Alemão de Seul, Coréia do Sul | Imagem: Cortesia de Daniel Valle Architects