Paisagismo corporativo em Pinheiros

Ambientes de trabalho também precisam oferecer áreas verdes aos usuários e o projeto a seguir, desenvolvido pela Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade, mostra como pequenas intervenções podem trazer inúmeros benefícios ao imóvel.

O cliente, uma construtora, nos contratou para desenvolver o projeto paisagístico corporativo em um prédio de escritório de três pavimentos, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

E o resultado final pode ser visto nas imagens a seguir:

muro verde de entrada e detalhe de orquídea entre as ripsális
muro verde e detalhe de orquídea entre as ripsális

O muro verde acima está localizado na entrada do prédio e é composto por mudas de ripsális, também conhecida como cacto-macarrão (Rhipsalis baccifera), além das orquídeas amarelas.
A guarita encontra-se logo à sua frente e o telhado verde, implantado na laje de cobertura, é composto pelas rosinhas-de-sol (Aptenia cordifolia), garantindo o conforto térmico do porteiro, tantos nos dias quentes como nos frios.

telhado verde em guarita
telhado verde com as rosinhas-de-sol sobre a guarita

As luminárias cerâmicas tipo spot e em tom terracota da Paleolítico garantem a visualização geral do muro verde quando escurece.
Já o modelo arandela na imagem a seguir, também cerâmica na cor terracota, oferece uma iluminação mais decorativa, valorizando o belíssimo revestimento Mosaico Kronos da Lieto Fine, assentado no muro.

canteiro com cicas e orquídeas-bambu
canteiro com cicas e orquídeas-bambu e revestimento mosaico kronos no muro

As orquídeas-bambu (Arundina graminifolia), com sua linda floração roxa e branca, foram a solução mais adequada encontrada pela arquiteta e paisagista Camila Simhon para essa face do muro.
Já o canteiro precisou ser coberto por pedriscos na cor palha para esconder as vigas existentes nessa área.

jardim sob janela com palmeiras-leque e mini ixoras
jardim sob janela com palmeiras-leque e mini ixoras

Acima está o pequeno jardim composto por três mudas de palmeira-leque (Licuala grandis) e forração de mini ixoras com flores coral (Ixora coccinnea).

piso cimentício na área de circulação
piso cimentício na área de circulação

A Lieto Fine também forneceu o piso cimentício em placas de 1,00 x 1,00 m para a circulação externa, que se integrou perfeitamente ao jardim por sua rusticidade a características ambientalmente corretas.

vista geral do muro verde dos fundos
vista geral do muro verde dos fundos

Já o muro verde localizado no final do corredor de circulação, é formado por aspargos (Asparagus densiflorus sprengeri) e bromélias (Bromélia neoregélia fireball) em sua composição.
Assim como o da entrada, este muro verde tem sua estrutura em tijolos Neorex com irrigação por gotejamento e conta com a mesma iluminação tipo spot.

O canteiro localizado bem à sua frente tem as exóticas aves-do-paraíso (Strelitzia reginae) que precisaram do limitador para contenção dos pedriscos durante a manutenção do muro.

Melhores condições de trabalho

Escritórios devem ter boa iluminação e ventilação natural, além de espécies adequadas a interiores, de fácil manutenção e adaptação.
Confira algumas vantagens em implantar o paisagismo nos ambientes de trabalho:

  • Melhora da qualidade do ar interno;
  • Redução dos níveis de ruídos e poeira;
  • Aumento da eficiência de trabalho;
  • Melhora da imagem do local a clientes e funcionários.

As plantas nos ambientes de trabalho podem reduzir os afastamentos por doenças ou mal estar e aumentar consideravelmente a produtividade das empresas, portanto não pense duas vezes em implantar novos ares em seu escritório, as vantagens são inúmeras e valem para todos.

A Item 6 desenvolve e executa projetos paisagísticos corporativos e residenciais, entre em contato para maiores informações.

2 comentários em “Paisagismo corporativo em Pinheiros

Deixe uma resposta