Visita 03 – Parque da Água Branca

banner_parque_agua_branca

E continuando as visitas aos nossos parques, como apresentado no post Conhecendo os Parques de São Paulo, chegou a vez do Parque da Água Branca.

Oficialmente chamado de Parque Dr. Fernando Costa, possui 137 mil m² totais, sendo 79 mil m² de áreas verdes, 27 mil m² de áreas edificadas e 30 mil m² de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios).

É um parque bem completo, que agrada a todas as faixas etárias e com diversos atrativos, como a Praça do Idoso,  o Espaço do Caboclo, espaço de leitura (este com eventos frequentes), playgrounds, áreas de piquenique, arena para eventos rurais e até um Aquário.

praça do idoso com vários equipamentos de ginástica e lazer
praça do idoso com vários equipamentos de ginástica e lazer | imagem: arquivo pessoal
espaço de leitura com banners e quiosques
espaço de leitura com banners e quiosques | imagem: arquivo pessoal

Boa parte do piso é de terra batida, onde patos, galinhas, pavões e outros bichinhos caminham tranquilamente por todo o parque.

galo posando para foto sobre um banco do parque
galo posando para foto sobre um banco do parque | imagem: arquivo pessoal

A Feira do Produtor Orgânico também é um dos atrativos do parque, ela acontece todas as terças-feiras, sábados e domingos, das 07:00 às 12:00 h e além de diversos produtos a venda, os visitantes podem saborear um delicioso café da manhã.

área externa da feira de orgânicos com mesas e cadeiras para o café da manhã
área externa da feira de orgânicos com mesas para o café da manhã | imagem: arquivo pessoal

No dia da visita acontecia um evento rural, com apresentações de cavalos na arena, além de feira de artesanato e gastronomia típica caipira.

arena onde acontecia apresentações de cavalos
arena onde acontecia apresentações de cavalos | imagem: arquivo pessoal

Curiosidades

Inaugurado em 02 de junho de 1929, o parque abrigou a Escola Prática de Pomologia e Horticultura, idealizada para que as pessoas pudessem se dedicar à atividade agrícola de forma profissional e que funcionou até 1911.

Em 25 de abril de 1928, o então governador Júlio Prestes, decidiu construir a sede da Diretoria de Indústria Animal, transferindo as antigas dependências do Posto Zootécnico de São Paulo e o Recinto de Exposições de Animais da Moóca, para a Água Branca.

Mas mesmo com tantas mudanças, a vocação original do parque, a preocupação com o desenvolvimento das pesquisas agropecuárias e com o lazer, manteve-se por meio dos trabalhos desenvolvidos pelas entidades e órgãos nele instalados.

Os prédios em estilo normando, projetados por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo art déco, desenhados por Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parte

prédio no estilo normando  | imagem: luciano lopes
prédio no estilo normando | imagem: luciano lopes

Fauna e Flora

Diferentemente do que muitos pensam, o Parque da Água Branca não se trata de uma reserva de mata nativa, mas de um parque totalmente implantado, desde a construção até a vegetação.

O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de 3 mil e há ainda diversas espécies utilizadas para fins paisagísticos e de alimentação aos animais que ali vivem.

Maiores informações
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455
Subprefeitura Lapa
Horário de funcionamento: diariamente das 6:00 às 22:00h
Fone: (11) 3865-4130

Deixe uma resposta