Cidade satélite sustentável

O escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture acaba de anunciar a finalização da implantação do projeto Chengdu Tianfu District Great City, na região de Chengdu, na China.

projeto de chengdu | imagem: piniweb

Trata-se de uma cidade satélite sustentável, que com seus 1,3 km², abrigará 80 mil pessoas que não contarão com automóveis em suas ruas.
Além de apartamentos residenciais, o espaço terá comércio, escritórios, fábricas e sistema de saúde.

Em relação à sustentabilidade, o projeto prevê o armazenamento do calor do verão para aquecimento durante o inverno, uma grande solução para países com grandes variações de temperatura.
Além disso, o empreendimento usará 58% menos água que um projeto convencional e os arquitetos também afirmam que 60% do terreno serão preservados para agricultura.

chengdu virtual | imagem: piniweb

As obras devem começar até o final de 2012, ficando prontas em aproximadamente oito anos.
A cidade foi planejada para solucionar o problema de infraestrutura sobrecarregada enfrentado por diversos centros urbanos na China, sem contribuir para o elevado consumo de energia e de emissões de carbono.

Bom, vamos aguardar ansiosamente por sua inauguração, mas não costumo acreditar em conceitos que fogem da realidade e dos problemas urbanos enfrentados pela grande maioria.

Fonte: PINI Web

Deixe uma resposta