Programa Praia Acessível

Lançado em 2010, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e Governo Estadual, o Programa Praia Acessível possibilita que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam tomar banho de mar em cadeiras especialmente adaptadas.

Para participar, é só chegar ao local onde as tendas estão montadas, na faixa de areia, sempre em dois pontos em esquema de revezamento, na Praia do Boqueirão (junto ao canal 3) e na Ponta da Praia (na direção do Aquário).

 

tenda do programa praia acessível no canal 3, em santos | imagem: revista mais santos
cadeiras do programa praia acessível | imagem: governo de sp
usuários desfrutando do programa na praia em santos | imagem: governo de sp

O programa é promovido aos finais de semana aos usuários individuais e de segunda à quinta aos grupos e entidades, através de agendamento prévio, com atendimento das 10:00 às 16:00 h.

Cada participante pode usufruir das cadeiras por 30 minutos e ainda contar com o apoio de fisioterapeutas e auxiliares, lembrando que menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Maiores informações e agendamentos através do fone: 3201-5075 ou e-mail: secid@santos.sp.gov.br

O programa em outras cidades

Além de Santos, outras cidades da Baixada Santista também fazem parte do Praia Acessível, confira:

 

programa implantado em outras cidades | imagem: governo de sp
estréia do programa na praia da enseada, em bertioga | imagem: governo de sp
implantação do programa em praia de ubatuba | imagem: ubatuba cobra

Guarujá

O Município disponibiliza o programa todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 9:00 às 17:00 h, em uma tenda montada na Praia das Pitangueiras, na altura da Praça dos Expedicionários. Não é necessário agendamento prévio, basta o interessado comparecer ao local.

Bertioga

Atualmente, Bertioga tem disponíveis 25 cadeiras anfíbias distribuídas nos seguintes pontos: três na praia de Boracéia; três na Riviera de São Lourenço, cinco no SESC e as demais na Secretaria de Segurança e Cidadania (Quiosque 04, na orla da Praia da Enseada) e na sede da DAI (Rua Caminho do Capão, 92, Indaiá). O funcionamento é diário, das 10:00 às 15:00 h e o telefone para mais informações é 3317-4257.

Praia Grande

A prefeitura informa que está elaborando um projeto especial para o programa que prevê, além do local adequado, espaço com maior acessibilidade, vestiário, banheiro e acompanhamento de profissionais. O prazo acordado é até o final de 2015.

Itanhaém

Está concluindo a contratação dos monitores para iniciar o programa, que existe desde 2012 no Município. Para utilizar as cadeiras, é necessário apresentar os documentos do usuário e acompanhante, além de preencher um Termo de Responsabilidade.

Peruíbe
Funciona às terças e quintas-feiras, das 9:00 às 11:00 h e das 14:00 às 17:00 h, no Corpo de Bombeiros Aquático, localizado no bairro Ribamar. Inicialmente, serão disponibilizadas cinco cadeiras anfíbias. Para participar, o interessado deve se cadastrar no Setor de Acessibilidade, que fica na Rua São Paulo, 205, Centro. Mais informações através do fone 3455-2071.

Fonte:Prefeitura de Santos e A Tribuna

Deixe uma resposta