Gostaria de compartilhar com vocês a primeira etapa da reforma de quatro banheiros do apartamento da jornalista Ananda Apple, no bairro do Campo Belo, em São Paulo. E o grande desafio nesses dois primeiros projetos executados foi deixá-los mais atuais, mantendo alguns elementos existentes.
Banho Rosa
A ideia principal foi desenvolver um projeto para uma reforma mais simples, sem grandes mudanças nas instalações hidráulicas, mantendo as louças e metais existentes, além do piso em mármore travertino polido.
O piso foi mantido, mas os revestimentos das paredes foram todos trocados por peças brancas no formato 30 x 60 cm, de modo a ampliar o espaço e ainda melhorar a luminosidade do ambiente. Também foram especificadas as pastilhas de vidro de 3 x 3 cm, em uma mescla personalizada em tons de rosa, da Vidro Real Revestimentos, aplicadas em uma das paredes dentro do box, na faixa central e dentro de um nicho junto ao espelho.
Além do piso, o vaso sanitário, o armário inferior, o tampo em mármore, a cuba de embutir e os metais também foram reaproveitados e por isso os tons neutros precisaram acompanhar o padrão bege existente.
A área da pia teve seu espaço otimizado com a retirada dos armários ao lado do espelho e compensados por um novo nicho lateral, revestido em todas as faces internas com as pastilhas de vidro em tons de rosa.
Banho Verde
O atual banheiro não era muito utilizado e na área do box haviam prateleiras até a altura da janela. Como no banheiro anterior, o piso, o vaso sanitário, o armário inferior, o tampo em mármore, a cuba de embutir e os metais foram mantidos, exceto os registros, que seguiram um novo padrão.
A luminosidade foi trazida ao ambiente através do revestimento de tijolinho branco com brilho no formato 10 x 20 cm e o detalhe da cor ficou com a composição de pastilhas de vidro decoradas e lisas, nos formatos quadrado e retangular, aplicadas em frontão sobre o tampo da pia e no interior dos nichos.
Três novos nichos foram criados, um na área do box e dois sobre o vaso sanitário com caixa acoplada, sendo esses sobrepostos e com molduras em mármore.
O revestimento bege e bem antigo das paredes contribuía para a pouca incidência de luz no ambiente e o aumento do espelho, tanto no comprimento como na altura, também ajudou a ampliar todo o espaço.
A iluminação dos dois banheiros foi substituída por lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes e os pisos e tampos antigos ganharam um polimento para reparar imperfeições e manchas causadas pelo uso ao longo do tempo.
E desafio profissional é isso mesmo, conseguir aliar funcionalidade e estética ao investimento que o cliente estiver disposto a fazer, através das escolhas mais adequadas a cada ambiente proposto. Dificilmente um arquiteto terá a disposição os grandes espaços para as reformas de banheiros que vemos em revistas ou mostras de decoração, mas os resultados finais sempre são gratificantes, mesmo nas intervenções mais simples.
Para maiores informações sobre projetos de reformas arquitetônicas e paisagísticas, entre em contato com a Item 6 Arquitetura.