Esse apartamento, repaginado pela Item 6, é um ótimo exemplo de que é possível projetar e reformar respeitando os conceitos sustentáveis, mantendo aspectos contemporâneos e sem a necessidade da presença de elementos rústicos.
As cores foram marcantes nessa intervenção, deram vida e personalidade a um apartamento antigo, com 130 m², no bairro de Moema, em São Paulo.
O antes
O imóvel mantinha as características de um típico apartamento dos anos 80/90, com muitos móveis em cerejeira e mogno (os mais antigos lembrarão bem), além de várias molduras em gesso e detalhes dourados.
Mas o lugar era especial para a cliente, pois foi onde ela passou a adolescência, e que agora precisaria de uma mudança geral e radical para viver ali com o filho pequeno.
A sala
Removemos um “dente” que avançava da suíte para a sala, ampliando consideralvelmente o espaço do ambiente e em um nicho triangular, antes escondido, fizemos um armário em marcenaria sob medida para encaixar nesse vão.
Também tiramos o piso laminado, rodapés, as molduras de gesso do teto e os elementos em madeira que estavam “sobrando” no ambiente.
E o resultado foi esse a seguir, uma sala com elementos contemporâneos, projetados e escolhidos para compor com a personalidade marcante da cliente.
A nova sanca em gesso contorna todo o teto e comporta dois tipos de iluminação, a indireta, através da fita LED, e a direta, pelos pontos de dicróicas LED embutidos na mesma estrutura.
O piso em porcelanato off-white foi contornado por tábuas do também porcelanato Ecowood, da Portobello, uma linha rústica de pisos que oferece a temperatura da madeira sem perder a praticidade do piso frio.
O balcão da cozinha americana, que divide a sala da cozinha, tem seu tampo em madeira de demolição e onde foram aplicados os belíssimos azulejos da Pavão Revestimentos.
As três banquetas, assim como a mesa, o aparador e o rack, foram personalizados por nós e produzidos pela Move Móvel, que oferece inúmeras possibilidades de cores e acabamentos para peças super bacanas.
As luminárias são da Yamamura e as lâmpadas LED fornecidas pelo parceiro i-Lumes.
A cozinha
Na cozinha, assim como na sala, o colorido tomou conta do ambiente e a cor predominante vermelho contrastou muito bem com o piso quadriculado preto e branco, no formato 45 x 45 cm, dando um ar retrô ao espaço.
Antes da reforma, o piso era cerâmico na cor caramelo e os armários eram brancos com detalhes em madeira no padrão mogno.
Os novos armários foram feitos pela SCA que ofereceu grande variedade de cores e padrões para compor as peças.
A cozinha foi projetada para os novos formatos de eletrodomésticos, todos no padrão aço inox, e a mesa de vidro arredondada com quatro cadeiras é ideal para as refeições rápidas do dia-a-dia.
Outra vista do antes e depois da cozinha mostra bem as mudanças que transformaram e ampliaram o ambiente.
A cuba dupla com acessórios da Franke e a torneira foram fornecidos pela Enjoy House e deram um toque todo especial à bancada.
Os banheiros
O apartamento possui dois banheiros, um da suíte e o outro social, ambos estavam com revestimentos e pisos claros muito antigos.
O banho social também é o utilizado pela criança da casa e por isso optamos pelos tons de verde com o branco predominante que ajuda a ampliar o espaço.
O novo banheiro também conta com iluminação LED e o grande espelho sobre a bancada da pia é contornado por pastilhas de vidro em tons de verde que também revestem uma das paredes internas e o nicho de apoio no interior do box.
Tanto as pastilhas como os pisos e revestimentos foram fornecidos pela Ibiza Acabamentos que montou as cores escolhidas para compor os ambientes.
Além da iluminação LED, os dois banheiros contam com louças e metais economizadores, como o chuveiro Deca Balance, que mistura água e ar e garante uma economia de até 60% de água
O novo banheiro da suíte conta com piso porcelanato na cor cinza que contrasta muito bem com o revestimento branco das paredes e as pastilhas de vidro coloridas acima e abaixo do grande espelho da bancada.
As pastilhas são um charme a parte, pois as cores, escolhidas pela cliente, foram montadas nessa ordem para também revestirem uma das paredes do box e o interior do nicho.
A porta de entrada foi substituída por uma de correr, com ferragens aparentes, que possibilitou um melhor aproveitamento do pequeno espaço.
Os quartos
Tanto a suíte como o quarto infantil tiveram os móveis planejados da SCA, mas a suíte contou com gaveteiro e criados-mudos em marcenaria, com gavetas coloridas em diversos formatos, projetados por nós.
Também projetamos nesse ambiente um closet que minimizou o espaço para armários convencionais e possibilitou uma melhor organização de roupas e objetos pessoais.
O papel de parede foi escolhido pela cliente (ainda bem que ela tem muito bom gosto) assim como os itens de decoração que traduzem bem a sua personalidade.
No quarto infantil procuramos aproveitar ao máximo o pequeno espaço com a mesa redonda de estudos, bancada de brinquedos e os armários com portas em vidro serigrafado azul.
O piso, assim como na suíte e circulação, usamos as tábuas do mesmo Ecowood da sala, porcelanato que imita madeira mas que mantém o aconchego nas áreas íntimas.
A luminária de foguete da Yamamura, assim como todas as outras do apartamento, contam com lâmpadas LED variadas para iluminação.
Sustentabilidade
Quanto às questões sustentáveis empregadas nessa reforma, procuramos aproveitar ao máximo os elementos existentes, assim como fizemos com todos os batentes e guarnições das portas, que estavam em ótimo estado de conservação.
Muitos itens foram doados e apenas os que realmente não puderam ser reutilizados ou reciclados, foram descartados.
Infelizmente, reformas em apartamentos nos limitam muito no emprego de sistemas eficientes, como aproveitamento de águas pluviais ou aquecimento solar, mas conseguimos substituir em 100% as lâmpadas convencionais por LED e implantar louças e metais com diferenciais para economia de água.
Lembrando que a obra foi executada pelo arquiteto Fabio da Fabio Juliani Arquitetura & Construção e finalizada também pela engenheira Inayá Morena, espero não ter esquecido de algum outro fornecedor parceiro.
Agradecemos também à nossa cliente especial, que graças à sua compreensão, paciência e dedicação, pudemos desenvolver um trabalho tão gratificante e especial como este.
Obrigada Vivian por ter aberto as portas do seu cantinho e da sua família, acreditando no nosso empenho em fazer sempre o melhor possível que estivesse ao nosso alcance.
Eu gostei da criatividade e do bom gosto,mas q tal reaproveitar alguns móveis??renovar o q já tem,olha quanto desperdicio!! A NATUREZA AGRADECE!!
grande abraço!! ELISA MENEZES
Olá Elisa,
Não havia nada para ser reaproveitado, como você viu nas imagens do antes, o apartametno estava vazio, ele estava fechado há anos e a cliente não tinha antigo mesmo.
Nesta obra nós tivemos o maior cuidado nesse sentido, fizemos o mínimo de demolições possível, reaproveitamos todos os batentes das portas e todo o resíduo de obra, quando não reciclado, foi encaminhado para o descarte correto.
Portanto, a natureza agradeceu, fizemos o que estava ao nosso alcance e atitudes como essa fazem parte do nosso diferencial.
Grata pelos comentários,
Karla.