BBC Ciclo Café

Domingo é dia de passear na ciclofaixa, aqui em São Paulo, e um ótimo pretexto para conhecer o BBC Ciclo Café, um lugar que trouxe para cá o verdadeiro conceito bikefriendly ou “amigo dos ciclistas”.

fachada do bbc, na rua vergueiro | imagem: bbc

E o tratamento já começa diferenciado pra quem chega pedalando, além de um lugar dentro do café para guardar a bike, você é carinhosamente recebido com um delicioso chá de capim santo bem geladinho de cortesia! Fora esse atendimento que te faz sentir especial, as comidas são saudáveis e muito gostosas, ainda não experimentei o almoço, mas o café de coador estava no capricho e o pão de queijo era mineiro de verdade! No balcão haviam vários bolos caseiros, doces e salgados para um lanche, mas dá pra conferir o cardápio no site.

 

bike parking | imagem: arquivo pessoal

O lugar

Quem pedala no dia a dia em uma grande cidade sabe que, na prática, alguns detalhes complicam um pouco a rotina do ciclista. A começar que ainda são poucos os estabelecimentos, tanto públicos como privados, com paraciclos, que são aqueles suportes em ferro tubular fixados no piso para prender a bicicleta. O que eu, particularmente, acho uma grande falta de visão por parte do comerciante, já que dispor  de um equipamento urbano tão simples como esse na porta de um estabelecimento, certamente atrairia um novo público, enfim… No BBC, o cliente também pode contar com o bike parking, que funciona como um estacionamento, cobrado pelo dia de uso, com ducha e armário para chegar “nos trinques” no trabalho, por exemplo, além de poder guardar seus pertences e até com uma mecânica self-service, caso ocorra algum imprevisto com a bike.

E claro que você também será bem-vindo chegando a pé, o ambiente é super convidativo para o coworking e pequenas reuniões, confira algumas imagens. O BBC Ciclo Café fica na Rua Vergueiro, 2757, na Vila Mariana. Maiores informações no site ou via redes sociais @BikeBrakeCoffe (Instagram e Facebook).

 

vista do salão principal | imagem: arquivo pessoal
painel lousa com os serviços | imagem: arquivo pessoal
ambiente de estar junto à entrada | imagem: arquivo pessoal

Sobre as ciclofaixas

Montadas aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16h, as ciclofaixas de lazer atraem cerca de 120 mil pessoas que saem de casa para pedalar com segurança pelas ruas de São Paulo.

O Vá de Bike disponibilizou o mapa abaixo que mostra todos os trechos da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo (em verde). Foram incluídas as ciclovias mais próximas (em vermelho) e o Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão (em roxo), que também é aberto às pessoas aos domingos e feriados. Também há uma camada à parte com as ciclovias da cidade (atualizado em jun/2016). Um mapa completo para o seu lazer de bicicleta no final de semana!

 

Sim, é possível ter qualidade de vida em uma cidade como São Paulo, você só precisa mudar alguns hábitos na sua rotina diária e, felizmente, a cidade também está se adaptando a isso, mesmo que aos poucos. Lugares como o BBC estão surgindo a cada dia para equilibrar um pouco as desvantagens sofridas pelos ciclistas nesse ambiente tão caótico e hostil, mas começar a pedalar nos finais de semana, onde as ruas estão mais vazias e as ciclofaixas de lazer abertas, pode ser um ótimo começo!

E se você tem um negócio de rua, instale um paraciclo na sua calçada! A CET disponibiliza o Manual para Instalação de Paraciclos na Cidade de São Paulo, com todas as regras para sua implantação. Os interessados deverão procurar a subprefeitura da região para protocolar a solicitação.

4 comentários em “BBC Ciclo Café

  1. Olá Karla!! Adorei esse “Bike Café. Tens mais informação sobre ele? Gostaria de saber quem fez o projeto, nome do arquiteto ou escritório. Sou estudante de arquitetura.
    Parabéns pelo site!! Aguardo resposta,
    Carolina.

Deixe uma resposta