Aposte nos paletes

Originalmente utilizado como estrado de madeira no transporte e armazenamento de cargas, o palete (ou pallet, em inglês) foi promovido a item de decoração e ganhou espaço em ambientes residenciais, comerciais e corporativos.

 

paletes empilhados, no formato padrão | iamgem: fonte desconhecida

Construir seus próprios móveis a partir de materiais que seriam descartados, a um custo super baixo e ainda ter resultados surpreendentes está ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de criatividade e vontade de colocar a mão na massa.

Culturalmente, aqui no Brasil, não temos o hábito de fazer por conta própria objetos que iremos utilizar, costumamos contratar marceneiros até para pequenos itens que poderiam ser criados e montados por nós mesmos, mas parece que isso está mudando, pois esses profissionais estão cada vez mais escassos e seus serviços também mais caros.

Confira alguns exemplos

 

tampo de mesa feito em palete | imagm: homemade makeovers
cama feita com paletes pintados de branco | imagem: ideas creative sb
sofás, mesa de centro e bancos em palete | imagem: ideas creative sb
mesa de centro em palete, sem acabamento | imagem: fonte desconhecida

Por onde começar

Encontrar os paletes pode ser bem mais fácil do que se imagina, basta uma volta em áreas de mercados, feiras livres, restaurantes e lojas, pois a maioria deles são descartados após o uso. Caso haja preferência por uma peça melhor acabada e com aspecto menos rústico, também é possível comprar paletes diretamente do fabricante e basta uma busca na internet para encontrar um fornecedor próximo. As dimensões padrão dos paletes aqui no Brasil são de 1,00 x 1,20 m e custam em média R$25,00 a unidade.

Outra dica, caso a ideia for reutilizar os materiais descartados, é selecionar aqueles com madeiras mais resistentes e sem sinais de fungos ou cupins aparentes, que possam comprometer a qualidade do seu móvel, principalmente se o mesmo tiver que suportar peso. Limpe as peças com água e sabão para remover odores e antes de aplicar uma demão de verniz impermeabilizante, lixe bem as superfícies para remover possíveis farpas das tábuas. O verniz é opcional, mas pode prolongar a vida útil da peça tornando-a mais resistente à umidade e exposição ao tempo, principalmente em áreas externas.

Daí é só usar a imaginação para escolher cores vibrantes, efeitos de pátina ou mesmo deixar a peça no aspecto natural da madeira. Então fica a dica, respire fundo, tome coragem e DIY (do it yourself) ou faça você mesmo!

Deixe uma resposta