Originalmente utilizado como estrado de madeira no transporte e armazenamento de cargas, o palete (ou pallet, em inglês) foi promovido a item de decoração e ganhou espaço em ambientes residenciais, comerciais e corporativos.
Construir seus próprios móveis a partir de materiais que seriam descartados, a um custo super baixo e ainda ter resultados surpreendentes está ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de criatividade e vontade de colocar a mão na massa.
Culturalmente, aqui no Brasil, não temos o hábito de fazer por conta própria objetos que iremos utilizar, costumamos contratar marceneiros até para pequenos itens que poderiam ser criados e montados por nós mesmos, mas parece que isso está mudando, pois esses profissionais estão cada vez mais escassos e seus serviços também mais caros.
Confira alguns exemplos
Por onde começar
Encontrar os paletes pode ser bem mais fácil do que se imagina, basta uma volta em áreas de mercados, feiras livres, restaurantes e lojas, pois a maioria deles são descartados após o uso. Caso haja preferência por uma peça melhor acabada e com aspecto menos rústico, também é possível comprar paletes diretamente do fabricante e basta uma busca na internet para encontrar um fornecedor próximo. As dimensões padrão dos paletes aqui no Brasil são de 1,00 x 1,20 m e custam em média R$25,00 a unidade.
Outra dica, caso a ideia for reutilizar os materiais descartados, é selecionar aqueles com madeiras mais resistentes e sem sinais de fungos ou cupins aparentes, que possam comprometer a qualidade do seu móvel, principalmente se o mesmo tiver que suportar peso. Limpe as peças com água e sabão para remover odores e antes de aplicar uma demão de verniz impermeabilizante, lixe bem as superfícies para remover possíveis farpas das tábuas. O verniz é opcional, mas pode prolongar a vida útil da peça tornando-a mais resistente à umidade e exposição ao tempo, principalmente em áreas externas.
Daí é só usar a imaginação para escolher cores vibrantes, efeitos de pátina ou mesmo deixar a peça no aspecto natural da madeira. Então fica a dica, respire fundo, tome coragem e DIY (do it yourself) ou faça você mesmo!