Oswaldo Bratke desconfigurado

É uma pena que em nosso país não haja o estímulo, desde cedo, para o conhecimento e amor pelo patrimônio artístico e arquitetônico de nossas cidades.

Não gosto muito de fazer comparações com a Europa, pois são realidades completamente diferentes das nossas, mas lá, as crianças aprendem desde bem pequenas a valorizar os monumentos, igrejas, museus, enquanto aqui, esse interesse não é despertado nas classes sociais mais carentes, por quê?

E é por isso que cada vez mais nos deparamos com desastres arquitetônicos, como esse a seguir, em nossas cidades.

Estou falando de uma residência modernista do arquiteto Oswaldo Bratke, um dos principais nomes da arquitetura paulista, e que foi totalmente desconfigurada por alguém sem qualquer preocupação em preservar o imóvel.

A casa fica em Curitiba e era assim antes da “reforma”:

residência de oswaldo bratke antes | imagem: irã dudeque

E foi tranformada nessa poluição visual e vergonha alheia:

residência de oswaldo bratke depois | imagem: irã dudeque

Lamentável.
Aqui em São Paulo também encontramos várias casas com esses “elementos clássicos” como as grandes colunas e ornamentos nas fachadas, provavelmente oriundos da criatividade infeliz de pessoas despreparadas e sem o conhecimento mínimo que todos deveriam ter.

Confira o que já foi postado no blog sobre bizarrices arquitetônicas.

Fonte: vitruvius

2 comentários em “Oswaldo Bratke desconfigurado

  1. Essas descaracterizações são no mínimo irritantes. Além de apagar a memória da arquitetura nacional, fica difícil entender como um “arquiteto” permite projetar tal bizarrice. Parece que se vender por 30 moedas não sai de moda.

  2. Pior que fica numa das quadras com outras obras importantes para o entendimento da arquitetura curitibana. Faz tempo essa “reforma”, mas foi uma grande perda. Uma rua tão linda, com um conjunto de obras que de certa forma interagia entre si, perdendo a identidade.

Deixe uma resposta