Clube Escola – Esporte e acessibilidade

banner clube escolaÉ sempre muito bom divulgar aqui os locais preparados para receber as pessoas com deficiência, nesse caso, os Clubes Escola, que oferecem diversas modalidades esportivas para todas as idades.

As 42 unidades, administradas pela Secretaria de Esportes Lazer e Recreação, estão localizadas em todas as regiões da cidade e grande parte delas adequadas, tanto estruturalmente, para as práticas esportivas, como arquitetonicamente, para a livre circulação por seus usuários.

fachada do clube escola ibirapuera | imagem: bob paulino
fachada do clube escola ibirapuera | imagem: bob paulino

Na unidade do Ibirapuera são oferecidas atividades em parceria com o CPSP (Clube dos Paraplégicos de São Paulo) nas modalidades dança, basquete, vôlei sentado, natação, atletismo, halterofilismo e bocha. As atividades, embora adaptadas, possuem critérios para a prática. O vôlei sentado, por exemplo, é exclusivo para pessoas paraplégicas.

Já o Clube Escola Lapa oferece atividade na piscina. Patrícia Allerberger é cadeirante e afirma que a iniciativa é importante porque faltam espaços adaptados na cidade. “Sinto falta de lugares acessíveis e gratuitos para o lazer. O bom deste clube é que ele é completamente acessível e gratuito”.

No Clube Escola Mooca são oferecidas aulas de tênis para cadeirantes e em breve será incorporada ao calendário modalidade vôlei sentado. As aulas de tênis acontecem duas vezes por semana (terça-feira e quinta-feira) nos períodos da manhã e da tarde. É preciso ter no mínimo 7 anos para participar.

Confira a relação do Clubes Escolas por região e as atividades oferecidas:

Lembrando que todas as aulas e atividades dos Clubes Escolas são gratuitas.
Para fazer a carteirinha, basta levar ao local de sua preferência o RG, uma foto 3×4, comprovante de residência e um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva.

Confira o que já foi postado no blog sobre acessibilidade.

Fonte: Guia de Acessibilidade Esportiva e Prefeitura de São Paulo

Deixe uma resposta