Projeto residencial em Piracaia – 01

Em novembro de 2011, iniciamos uma parceria muito especial, um verdadeiro projeto de vida, de uma família consciente do seu papel em relação às questões ambientais e qualidade de vida.

A Item 6 está desenvolvendo os projetos arquitetônico e paisagístico do terreno de 20 mil m², um desafio incrível onde aplicaremos os conceitos sustentáveis em vários aspectos, a começar pelo preparo do terreno.

terreno antes do início dos trabalhos de preparo do solo

O primeiro passo foi dado pelos clientes, que contrataram a assessoria da Família Orgânica para a administração do cultivo orgânico na propriedade, onde será desenvolvido um trabalho de parceria, com um intenso planejamento e acompanhamento por parte de todos os envolvidos.

O trabalho da Família Orgânica visa um planejamento sustentável da propriedade, o estabelecimento de um Plano de Manejo Orgânico e o envolvimento total em todas as etapas do processo de produção.

Os resultados esperados são frutos de diversas dimensões: colheita de produtos orgânicos para alimentação da família, referência de sustentabilidade para outros projetos semelhantes e fonte de crescimento para a comunidade.

Em um cenário como o da região de Piracaia, rico em água e exuberância natural, é preciso antes de tudo, vivificar o solo, recuperando as características do ambiente que um dia foi mata nativa.

Nesse sentido, o trabalho em conjunto com os profissionais da arquitetura, construção e paisagismo, será encaminhado de tal forma que brote no local, uma planta totalmente orgânica, planta esta constituída de espaços para habitação, lazer e muita biodiversidade, com ênfase no que é nativo e que a própria natureza se encarregará de fazer germinar.

Segundo Pupin, produtor e responsável pelo manejo orgânico, o primeiro passo será o equilíbrio químico, físico e biológico da terra, através de técnicas orgânicas de manejo como aplicação de pós de rocha, adubações verdes e compostagem laminar.

explicações preciosas do pupin sobre o que será executado no terreno

Ao mesmo tempo em que a área vai se constituindo, será estabelecida também uma rede de relacionamentos local com instituições de apoio e pessoas que poderão prestar seus serviços.

Serão implantadas curvas de nível, áreas de compostagem e a formação de muita biomassa que, ao longo do tempo, permitirão uma maior absorção da água e o pleno desenvolvimento das culturas do local, evitando assim, uma dependência de insumos externos e possibilitando um uso mais racional da energia (de acordo com os princípios da Permacultura).

O cultivo de espécies selecionadas possibilitará ainda a produção de sementes e mudas para uso local e até para uma possível comercialização.

A construção de quebra-ventos e as Áreas de Proteção Permanente poderão enriquecer o projeto paisagístico, permitindo um maior conforto ambiental e servir de bases para o processo de Certificação Orgânica.

O Conceito

Quanto ao conceito que este projeto representa, temos a certeza que o local será constituído de muito mais que uma área de cultivo ou moradia.
O próprio processo de construção do espaço servirá de referência no condomínio e também de desenvolvimento para os envolvidos, podendo inclusive, se transformar num propulsor de iniciativas semelhantes na região.

Fazer parte deste projeto nos enche de orgulho, não apenas pela arquitetura e paisagismo nele implantados, mas também por todo o conceito verdadeiramente sustentável que ele carrega e que certamente será disseminado por todos os envolvidos.

Sobre a Família Orgânica

A Família Orgânica é uma articulação de produtores rurais e profissionais de saúde de Campinas e região do Estado de São Paulo, com o objetivo de fornecer produtos e serviços ligados a Agricultura Orgânica e Biodinâmica.

Através dessa parceria com dezenas de propriedades, a Família Orgânica realiza programas de Educação Ambiental, Turismo Rural, Vivências Terapêuticas, Cursos, Programas de Desenvolvimento Humano e parcerias de sustentabilidade.

Semanalmente são entregues cerca de 200 itens (todos orgânicos), através do delivery, de feiras e da parceria com lojistas, empresas e restaurantes.

Conheça melhor os serviços prestados além da programação de cursos e eventos no portal da Família Orgânica.

Para receber a lista atualizada dos produtos comercializados, envie um e-mail para pedidos@familiaorganica.com.br.

Confira o que já foi postado no blog sobre o projeto de Piracaia.

Deixe uma resposta