Projeto do Aeroporto de Cumbica

Somente no último dia 26/07, nove meses após o início das obras, foram divulgadas as primeiras imagens do projeto do Terminal 3 do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos.

Os nomes dos arquitetos responsáveis também só foram divulgados agora, são eles o brasileiro Andrei de Mesquita Almeida (Engecorp) e os espanhóis Patricia García Kilroy, Juan Mezquita Lopez e Francisco José Vigaray Matías (Grupo Typsa), todos arquitetos das respectivas empresas de engenharia.

O conceito

O novo Terminal 3 foi inspirado nos aeroportos de Heathrow, em Londres, e de Narita, no Japão, segundo a concessionária.
Considerado um dos principais equipamentos para a Copa do Mundo de 2014, o terminal será voltado exclusivamente para voos internacionais e terá capacidade para 12 milhões de passageiros/ano.

O empreendimento terá pé-direito alto, iluminação natural, saguão sem barreiras físicas e fachada envidraçada com visão para a pista.
Outra característica inspirada nos aeroportos estrangeiros é que o check-in não será realizado nos fundos do saguão e sim em “ilhas” distribuídas pelo átrio.

O complexo ocupará 192 mil m², maior do que a dos Terminais 1, 2 e 4 juntos, estruturados em dois blocos de edifícios, um processador e um píer.
Ao todo, são 22 pontes de embarque e pátio para 34 aeronaves e a área comercial terá cerca de 100 estabelecimentos, entre lojas, bares, lanchonetes, restaurantes, livrarias e serviços gerais.
Haverá também dois hotéis: um hotel interno com cerca de 50 quartos, voltado para passageiros em conexão, e outro externo com 350 quartos.

O terminal, que estará interligado com o Terminal 2 por uma passarela elevada, climatizada e dupla, com esteiras rolantes e envidraçada, ainda será equipado com área para despacho automático de bagagem (self bag drop), portões eletrônicos de controle de imigração/emigração (e-gates), além de um sistema de distribuição de bagagem que irá permitir aos passageiros despacharem suas bagagens com 10 horas de antecedência.

Confira algumas imagens

maquete virtual da área externa do novo aeroporto de guarulhos | imagem: piniweb
maquete virtual da área interna do novo aeroporto de guarulhos | imagem: piniweb
maquete virtual da área de esteiras do novo aeroporto de guarulhos | imagem: piniweb
maquete virtual do novo aeroporto de guarulhos | imagem: piniweb

O Terminal 3 começará a funcionar em fase teste a partir de abril de 2014, um mês antes da sua inauguração.
Esperamos sinceramente que ele esteja à altura dos aeroportos internacionais e que possam atender melhor todos os seus usuários, pois a situação atual demonstra total descaso com áreas comuns e deixa uma imagem bem negativa, principalmente  aos turistas estrangeiros.

 Fonte: PINI Web

Deixe uma resposta