Supermercado sem embalagem descartável

Quando vi essa notícia pensei comigo mesma, será?
Pois há muito tempo questiono o por que de tantas embalagens, já que grande parte dos produtos de um supermercado poderia ser vendida a granel.

Aliás, lembro muito bem de ir às compras com a minha mãe quando era criança (aos saudosistas, uma foto antiga do supermercado Eldorado, em Santos) e ela comprava feijão, arroz e milho por peso, enchendo o saquinho de papel com uma caneca que tinha em cada recipiente, mais ou menos como na imagem a seguir.

zona cerealista, na região central de são paulo | imagem: por dentro da cozinha
zona cerealista, na região central de são paulo | imagem: por dentro da cozinha

Mas a boa notícia é que estamos caminhando, a passos bem lentos, verdade, nessa direção, como nos velhos tempos, onde as embalagens não eram tão ou mais importantes que o próprio conteúdo de um determinado produto.

Uma startup chamada Original Unverpackt quer abrir em Berlim, na Alemanha, um supermercado que venda produtos sem embalagens descartáveis.
O cliente poderá levar o recipiente para armazenar o produto comprado, utilizar embalagens de papel reciclável ou ainda tomar emprestado um recipiente.
Estarão à venda alimentos, produtos de limpeza e beleza.

futuras instalações da loja | imagens: original unverpackt
futuras instalações da loja | imagens: original unverpackt

A Original Unverpackt afirma que não vai trabalhar com muitas marcas, os produtos serão selecionados cuidadosamente, com preferência por aqueles produzidos localmente. Orgânicos serão oferecidos, mas não somente e a venda dos produtos será feita por peso, de forma que os clientes possam escolher o quanto querem levar de cada item, o que também ajuda a evitar o desperdício em casa.

A startup foi criada por duas alemãs, que largaram seus empregos para se dedicar à empresa, que já recebeu fundos privados e agora está fazendo arrecadação por financiamento coletivo (crowdfunding) para abrir sua primeira loja.

Apesar de trazer conveniência, como a facilidade de transporte, as embalagens descartáveis têm um grande impacto ambiental, pois consomem recursos durante sua produção e rapidamente se tornam lixo em grande volume.

Iniciativas como a da Original Unverpackt, que valorizam o durável ao invés do descartável e que evitam o desperdício de produtos e alimentos, estão de acordo com o modelo sugerido pelo Instituto Akatu para um futuro mais sustentável, compatível com a sociedade do bem estar.

Fonte: Instituto Akatu

Deixe uma resposta