Normas ABNT para parques

Ao contrário do que muitos puderam pensar, as nova normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a construção de parques infantis, entraram em vigor em junho, um mês antes do acidente que vitimou uma criança no Grande Hotel São Pedro, no interior de SP.

A principal novidade do documento diz respeito ao piso, onde as superfícies devem ser de areia e grama, com capacidade de amortecimento.
Em relação aos brinquedos, as normas exigem que se evite a fabricação de equipamentos com possibilidade de queda livre e aprisionamento de roupas.

Uma vistoria com registro é necessária a cada três meses e anualmente deve-se obter uma certificação das condições do parque por parte de um especialista.
As regras valem para escolas, áreas públicas, restaurantes, buffets, shoppings e condomínios.

A ABNT pretende agora encaminhá-las ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para que possam se tornar obrigatórias em todo o país.

Pena que a ABNT caminha contra a maré, enquanto o mundo compartilha as informações de interesse público, a associação não disponibiliza as normas técnicas, que são vendidas em seu site por cerca de R$85,00.

Fonte: metro

Um comentário em “Normas ABNT para parques

Deixe uma resposta