Nova iluminação na Av. Paulista

Na semana passada eu postei sobre o desperdício na iluminação pública na cidade de São Paulo, mas, felizmente, nem tudo está perdido!

O sistema de iluminação da Av. Paulista, em São Paulo, está sendo modernizado.
A ideia é reduzir o consumo de energia e aumentar os níveis de luminosidade na região.

Datado da década de 70, o sistema atual está sendo completamente trocado, com a substituição de todos os 54 postes existentes na avenida.

O investimento no projeto é de R$ 3,5 milhões, feito pela AES Eletropaulo como contrapartida do acordo firmado no inicio de 2009 com a Prefeitura Municipal de São Paulo, no qual o município e a AES Eletropaulo equacionaram débitos existentes.

O novo projeto de iluminação foi elaborado pela empresa Luz Urbana em conjunto com o Ilume (Departamento de Iluminação Pública), da Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo.

Os postes de concreto serão substituídos por postes formados por quatro tubos de aço carbono com base de 2 m de altura de aço inox.
Os 39 postes de 25 m de altura serão substituídos por postes de 20 m, enquanto os outros 15 postes de 12 m de altura serão trocados por postes da mesma altura.

novos postes metálicos | imagem: piniweb

A principal diferença está nas novas lâmpadas, que devem proporcionar a redução de consumo energético em 60%, o equivalente a uma economia de aproximadamente R$100 mil por ano, segundo estimativa da Eletropaulo.

Outro benefício está no nível de iluminância.
Segundo a Philips, fornecedora das lâmpadas, a média na pista da avenida é de 12 lux, mas com o novo sistema o nível será de 48 lux, ou seja, um aumento de 300% nos níveis de luminosidade.
Além disso, o projeto contempla a iluminação das calçadas, que passará de 4 lux para 20 lux, o equivalente a um aumento de 400% nos níveis de luminosidade.

Fonte: PINI Web

3 comentários em “Nova iluminação na Av. Paulista

  1. As novas luminárias não são tão charmosas quanto as antigas (achei até excessivamente “modernosas”), mas a iluminação em si realmente está muito melhor, o triste é ver que o resto da cidade não é tratada com a mesma preocupação que é tratada a Av. Paulista, fora nossa principal avenida imperam a má iluminação, calçadas mal dimensionadas e mal conservadas, lixo e sujeira por todo canto…lamentável.

  2. Confesso que sempre que viajai para São Paulo achava a iluminação muito feia, mas dessa última vez três pontos me chamaram a atenção, 1º foi a Av. Paulista que esta belissima, os detalhes dos postes estão muito bonitos, a uniformidade da iluminação. Esta tudo bonito, gostei muito. 2º foi a iluminação na marginal tiete, com as lâmpadas vapor de sódio, muito bom tb e a 3º foi ver uma rua urbana, no centro da cidade, toda iluminada com LED, a rua do Arouche, lá a uniformidade tb esta muito boa.
    Parabéns aos profissionais de iluminação de São Paulo, espero quando voltar lá encontrar mais ruas iluminadas com boas tecnologias.
    (Gostaria de saber quais são as luminarias da paulista e do arauche)

Deixe uma resposta