Uso racional da água

O uso racional da águal é um tema cada vez mais atual e necessário, frente a todos os problemas ambientais que enfrentamos hoje.

E diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, as ações não devem apenas partir das indústrias ou dos governos, o mau uso da água no dia-a-dia dos cidadãos comuns representa uma grande parcela do desperdício global.

Além das dicas simples e pequenas intervenções que podem ser implantadas com baixo investimento financeiro, como os limitadores de vazão, existem soluções mais específicas, como o tratamento do esgoto doméstico através dos jardins filtrantes, o aproveitamento das águas pluviais, o reúso das águas cinzas, entre outras.

Dados sobre a escassez de água

Segundo levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 1 bilhão de pessoas, cerca de 18% da população mundial, estão sem acesso a uma quantidade mínima de água de boa qualidade para consumo.

O drama diz respeito à sede e à escassez de água para cozinhar, tomar banho e plantar, mas também à disseminação de doenças causadas pela ausência de tratamento da água, como diarréia e malária.

A principal causa da escassez de água potável é o mau uso.
Estima-se que, de cada 100 litros de água própria para consumo, 60 litros se percam em razão de maus hábitos ou de distribuição ineficiente.

A agropecuária é a atividade que mais consome água no mundo, calcula-se que as plantações respondam por 69% de seu uso.
Já a indústria utiliza 21% e o consumo doméstico responde por 10%.

Outros números

  • 1,37 bilhões de km³ é a quantidade de água na Terra;
  • 97% desse volume esté nos oceanos;
  • 3% restantes são de água doce;
  • 2/3 da água doce estão nas calotas polares e geleiras;
  • 1% da água do planeta é o que resta para consumo de 7 bilhões de pessoas;
  • 12% desse 1% está no Brasil;
  • 72% desses 12% estão na região amazônica;
  • 11 países da África e nove do Oriente Médio não têm água;
  • EUA, China, Índia, México, Hungria e Tailândia já não têm água suficiente para abastecimento;
  • 1 em cada 5 habitantes da Terra está sem água potável.

Parceiros e soluções

Estamos sempre em busca de parceiros com soluções inovadoras para agregar valor aos nossos projetos e a Sharewater oferece vários serviços relacionados ao uso racional da água a diversos segmentos.

Entre os serviços prestados estão o Programa de Conservação da Água (PCA), o Tratamento de Efluentes e Reúso, o Aproveitamento de Água de Chuvas, as Campanhas de Conscientização, entre outros.

Para maiores informações sobre como implantar soluções eficientes em seu projeto, residência ou outro empreendimento, entre em contato.

Deixe uma resposta