Tapumes interativos

Os tapumes de obra são geralmente feitos a partir de chapas de madeira de qualidade inferior e usados para delimitar o terreno dos canteiros de obra nas cidades.

Alguns são decorados e até divulgam trabalhos artísticos bem interessantes, mas a maioria das construtoras não tem essa preocupação estética e perdem uma grande oportunidade de promover novos talentos e ainda melhorar a qualidade visual nos centros urbanos.

E foi pensando em inovar que os designers Noa Biran e Roy Talmon, desenvolveram para a Bienal de Bat Yam de Arquitetura Paisagística (The Bat-Yam Biennale of Landscape Architecture), em Israel, um novo conceito de tapume, que incentiva a interatividade urbana.

As peças são feitas de plástico reciclado e constituídas por venezianas que podem ser abertas ou fechadas pelas pessoas que passam nas calçadas, confira o video de demonstração:

Quando fechadas, as venezianas, além de isolar o canteiro de obra, podem conter mensagens e imagens de grande interesse artístico à população, promovendo também a integração daquela construção com todo o entorno e seus usuários.

Fonte: Arch Daily

Deixe uma resposta