Reformas residenciais sustentáveis

Apesar de reformas sempre gerarem impactos ao meio ambiente, é possível sim minimizá-los e adaptar qualquer intervenção aos padrões sustentáveis.

Mas para isso, é imprescindível que haja uma análise criteriosa de todas as etapas da obra, desde o projeto até a disposição final dos resíduos, o que nem sempre é viável.

Eu ainda acredito que a sustentabilidade na arquitetura ou construção civil não deveria ser tratada como um diferencial, esse conceito deveria estar incorporado no desenvolvimento do trabalho como única alternativa disponível.

Veja o exemplo a seguir, da reforma do banheiro sustentável que executei em julho desse ano.

Trata-se de um banheiro simples, pequeno e de um cliente que não investiria financeiramente a mais por diferenciais sustentáveis.

A solução? Trabalhar com materiais e técnicas construtivas que pudessem valorizar aquela realidade, pois somos limitados e porque não existe um empreendimento 100% sustentável.

E foi o que eu fiz, especifiquei materiais com alguns diferenciais ecológicos que fizeram toda a diferença, como a caixa acoplada com duplo fluxo de água, o revestimento de pastilhas feitas de vidro reciclado, o revestimento da bancada da pia confeccionado a partir de poda de galhos de macieiras, entre outros.

Como técnica construtiva foi possível fazer o reaproveitamento da água utilizada na pia para o enchimento da caixa acoplada.
Claro que ainda não existe esse “kit” no mercado e foi preciso fazer algumas adaptações, como novos furos na louça da caixa e a implantação de uma nova entrada de água.

A economia é significativa, já que a cada uso, poupa-se o acionamento da descarga em 3 ou 6 litros, daí é só multiplicar pelo número de vezes que a bacia sanitária é usada durante o dia.

Outro cuidado que não pode ser deixado de lado refere-se aos resíduos ou “entulhos” de obra.
Em reformas desse porte, o mais simples é contratar uma caçamba, que irá comportar e encaminhar todas as sobras de diversos tipos de materiais sabe-se lá para onde!

Que tal separar esses resíduos?
Garanto que grande parte desses materiais poderão ser encaminhados para reciclagem.
Taí a importância de evitar o desperdício e escolher com muito critério o que utilizamos em cada obra.

Confira mais detalhes sobre a reforma do banheiro sustentável.

Para maiores informações sobre projetos e reformas sustentáveis, entre em contato via e-mail ou através do fone: (11) 9377-8377.

4 comentários em “Reformas residenciais sustentáveis

  1. Karla, adorei a maneira sutil da qual conseguiste aliar a sustentabilidade na reforma de um banheiro e imajino que tenha ficado lindo! Quando tiveres dicas deste tipo, podes me enviar?
    Parabéns pela iniciativa!

    1. Olá Márcia,

      Obrigada pelo comentário sobre o post do banheiro, estou sempre postando as novidades e fique a vontade para entrar em contato

      Até mais,
      Karla.

  2. oi, estou fazendo uma casa muito sustentavel, e ultra interessante…vou economizar absurdamente e aqui na minha regiao (interior) nenhum pedreiro conheçe os projetos q passei dias pesquisando e planejando, vou reutilizar praticamente todo o material q esta na casa erguida e toda destruida…deis do madeiramento usado pra sustentar o telhado (fazendo portas e janelas) até as proprias telhas antigas romanas (com ideias de usar elas pra fazer uma horta vertical) minha casa sera aumentada com tijolos ecologicos que não vai quase cimento e é só montar, tabm ela tera telhado verde (na laje sera grama de verdade) e a agua q sai da pia do banheiro vou colocar pra ter caimento direto no jardim de inveno…..enfim…vou começar a destalhar ela amanha… estou vendo algum programa de reportagem ou revista que poderia aproveitar e fazer uma materia detalhada desse projeto sustentavel que eu mesma vou contruir (os pedreiros daqui não conhece, entao vai sobrar pra eu mesma por a mão na massa,mulher, mãe e solteira)…faço parte de uma ong de ajuda ao meio ambiente..trabalho ne uma autorizada honda daqui e vou usar minhas ferias pra aumentar e deixar a casa sustentavel… seria uma materia incrivel…amei a sua ideia do banheiro…e se tiver mais ideias assim, por favor, entre em contato comigo…paraens… inté mais Ane

Deixe uma resposta