Película solar inteligente

A 3M apresentou, na feira de tecnologia Ceatec 2011, no Japão, uma película para vidros que transforma a luz solar em energia.

O novo produto, que também bloqueia a transmissão de raios infravermelhos, é capaz de captar energia solar tanto em ambientes externos como internos.
A película bloqueia e absorve 80 % da luz solar visível e 90 % de luz infravermelha.

película que transforma luz em energia | fonte: 3M

Em termos financeiros, a película poderá custar até 50% menos do que um painel solar convencional, facilitando a popularização da forma de energia.
Contudo, ao menos por enquanto, o filme será capaz de gerar apenas 20% da energia que um painel comum consegue produzir.
Para exemplificar esse consumo, com sol a pino, 1 m² da película consegue gerar energia suficiente para carregar um iPhone.

Outro ponto positivo é a sua instalação, já que aparentemente, a película é mais fácil de ser aplicada, não requer um espaço próprio e praticamente não modifica a aparência das janelas.

A empresa planeja colocar a novidade no mercado ainda em 2012, que serão vendidas em folhas e poderão ser colocadas nas janelas de diversos tipos  de ambientes.

O produto é um daqueles “meio óbvios”, mas que demorou para surgir no mercado!
Tomara que o seu custo aqui no Brasil (seja lá quando ele vier para cá), não inviabilize o seu uso.

Fontes: IDG Now! e TecMundo

Um comentário em “Película solar inteligente

  1. Sem sombras de dúvidas, uma película como esta deve ser bem recebida por aqueles que desejam dar um passo rumo a sustentabilidade. Como você mesmo destacou na matéria, é uma tecnologia que não exige espaço próprio e se adapta muito bem a qualquer espaço, comercial ou residencial. Embora possa produzir menos eletricidade em comparação com um painel solar convencional, creio que em breve, conforme a eficiência dessa pelicula e seu custo a tornem mais acessíveis, ela será muito mais utilizada pelo consumidor final e não apenas para carregar seus smartphones!

Deixe uma resposta