Novo museu em Santos

O estudo para o novo Museu de Arte Moderna de Santos já foi apresentado à comunidade e promete ser um marco na arquitetura da cidade, localizada no litoral de São Paulo.

Projetado pelo arquiteto (ganhador do Prémio Pritzker 2006) Paulo Mendes da Rocha, em parceria com o escritório Metro Arquitetos, o edifício será integrado à Pinacoteca Benedicto Calixto e deverá ter uma área construída de 8.180 m², em um terreno de 2.800 m².

proposta para o novo museu em santos | imagem: piniweb

O prédio será suspenso e sustentado por vigas metálicas, de modo que o pavimento térreo fique no nível dos jardins e da Pinacoteca.

A estrutura do prédio, toda metálica, é composta por duas paredes paralelas, com 20 m de distância entre si, ligadas a treliças metálicas de 60 m x 20 m que são apoiadas nos pilares.
A fachada do museu conta com placas pré-moldadas de concreto e acabamento interno em gesso, já o piso, será composto por lajes de concreto.

Pensando também na implantação de conceitos sustentáveis, o estudo prevê a possibilidade de colocação de placas de captação de luz solar e sistema de captação de água da chuva, mas essas são aplicações que poderão ser definidas futuramente.

Quanto às áreas internas, o projeto do museu prevê um salão de exposições de 1.135 m², café, bilheteria, loja, guarda-volumes, entre outros, no pavimento térreo.
No segundo pavimento, haverá um salão de exposições de 1.200 m² e no terceiro, mais um salão e espaços reservados às salas de arquivo.
Além disso, está prevista a construção de um estacionamento de 3 mil m² no subsolo.

Como alguns já sabem, eu morei em Santos a vida inteira e acredito no crescimento da cidade, que tem um potencial turístico incrível, mas é preciso que projetos inovadores como esse sejam cada vez mais propostos, para que conceitos capengas de construção sejam logo substituídos.

Confira o que já foi postado no blog sobre a cidade de Santos.

Fonte: PINI Web