Mobiliários em aço

Veja porque os móveis de aço se tornaram uma excelente opção aos móveis de madeira

Já foi o tempo que os móveis de aço serviam apenas para guardar objetos em estoque e entulhar coisas  e mais coisas que nunca mais usariamos. A evolução da tecnologia permitiu a produção de móveis de aço mais bonitos e com uma maior variedade de cores e formatos.

Mas por que será que ainda temos a impressão que móveis de aço não são bonitos? Existem alguns fatores que nos ajudam a identificar porque criamos essa cultura que estante de aço, armário de aço, arquivo de aço e móveis de aço em geral são feios e precisam ficar escondidos na garagem.

Cenário de Móveis de Aço 50,60 anos atrás

Madeira em abundância
Naquela época todos os móveis eram de madeira maciça, não existia uma preocupação ambiental e comparar um armário de madeira maciça com armários de aço da época é covardia. Além do acabamento do móvel de madeira ser muito mais bonito, o fato de ser maciço faz o móvel durar muitos anos. O preço do móvel de madeira também ajudava, já que não existia um controle e uma preocupação com o desmatamento como existe hoje.

Manipular o aço era muito difícil
A tecnologia para tratar, dobrar, manipular e dar o acabamento no aço praticamente inexistia e por isso as peças que eram fabricadas saiam muito grossas e consecutivamente com poucas chances de receberem um acabamento que podessem competir com os móveis de madeira.

Vantagens dos Móveis de Aço atualmente

Seu principal concorrente, a madeira, custa muito caro
Hoje a abundância da madeira acabou. O desmatamento recebe fiscalização rigorosa e comprar um móvel de madeira maciça é muito caro e esbarra na consciência ecológica que está muito presente nas empresas e nas escolas.

Alternativas a madeira maciça são ruins
O fornecedores de móveis de madeira precisaram se mexer e com isso procuraram alternativas viáveis para não parar as vendas. Nessa pesquisa por novos materiais surgiram novas propostas como o:

  • MDF
  • Compensando
  • Aglomerado
  • Laminado

Nem todas as alternativas são ruins, o grande problema é que para o leigo, as novas categorias de madeira com MDF e afins, dificultaram a percepção sobre qual é a melhor opção, principalmente para os clientes que criam a expectativa de comprar um móvel que dure por muitos anos. Por isso a compra do tão desejado móvel de madeira acaba se tornando um pesadelo.

O aço pode ser 100% reciclado – Pensamento Sustentável

O aço é a matéria prima mais reciclada no mundo. A produção de aço a partir de sucata reduz o consumo de matérias-primas não renováveis, economiza energia e evita a necessidade de ocupação de áreas para o descarte de produtos em obsolescência.

Conforme o instituto ambientalista Reviverde, cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro, 154 kg de carvão e 18 kg de cal.
Se o país reciclasse todas as latas de aço que consome, seria possível evitar a retiradas de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano, prolongando a vida útil de nossas reservas minerais. Deixaria de ocupar 8,6 milhões de m³ em aterros todos os anos. Economizaria 240 milhões de Kwh de energia elétrica, equivalente ao consumo de 4 bilhões de lâmpadas de 60 Watts. Deixaria de cortar 45 milhões de árvores de reflorestamento comercial, necessárias à produção de carvão vegetal usado como redutor do minério de ferro.

Neste novo cenário onde a madeira é muito cara e suas alternativas são pouco confiáveis, aumenta a procura por pessoas que encontram nos móveis de aço uma boa alternativa, resistente e cada vez mais bonitos.

Deixe uma resposta