Evento sobre acessibilidade

No último dia 09, participei de um evento da AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) onde vários palestrantes falaram sobre estabelecimentos acessíveis.

Entre os projetos apresentados estavam o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, localizado na cidade de Socorro – SP, que desenvolveu, através de muita pesquisa e dedicação, o turismo de aventura adaptado a diversos tipos de deficiências.

tiroleza adaptada | imagem: campo dos sonhos

A cidade de São José dos Campos – SP, estava representada pelo Programa Calçada Segura, que visa transformar as calçadas da cidade em locais mais seguros para a circulação de pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência, mães com seus filhos em carrinhos de bebê, ou outras pessoas com dificuldade de locomoção, que sofrem com calçadas em mau estado.

A Galeria Tátil da Pinacoteca do Estado também foi apresentada no evento.
O museu desenvolve o projeto de inclusão às pessoas deficientes, se preocupando com todos os detalhes necessários à adequada contemplação das obras.

O turismo adaptado também foi muito comentado no evento, mas ainda estamos muito aquém do que deveríamos em relação ao assunto.
Infelizmente, a maioria dos empresários dos setores que envolvem o turismo aqui no país, ainda não percebeu que atender ao turista com deficiência com respeito é, sem dúvida, um nicho promissor de negócio e que sairá na frente quem pereber isso o quanto antes!

A Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade está desenvolvendo o projeto arquitetônico e paisagístico de uma pousada sustentável em Minas Gerais e a acessibilidade já foi contemplada desde a sua concepção.

Deixe uma resposta