Jornal verde

Você sabia que o jornal Metro é o primeiro do país a ser impresso com tinta ecologicamente correta?

Eles utilizam o sistema heat-set (impressão quente) com uma tinta do fabricante Flint, e com selo BRC (Bio-Derived Renewable Resource Content) ou conteúdo com recursos bioderivados renováveis, concedido pela Napim (National Association of Printing Ink Manufacturers) ou associação norte-americana de fabricantes de tintas de impressão.

Grande parte da matéria prima usada na produção da tinta é renovável, além disso, ela emite menos resíduos no ar e o tempo de biodegração desses resíduos é menor que o das tintas convencionais.

Em seu processo de fabricação, os óleos minerais utilizados são substituídos por óleos vegetais, mais amigáveis ao meio ambiente.

A tinta ecologicamente correta é comercializada no país com exclusividade pela gráfica Plural, que imprime o jornal.

Além da tinta, o Metro é impresso em papel certificado com o selo FSC (Forest Stewarship Council).

Sobre o FSC Brasil

O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal é uma organização não-governamental, independente e sem fins lucrativos, reconhecida como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e com cadastro no CNEA (Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas).

A missão do FSC Brasil é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras conforme princípios e critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

Conheça melhor como funciona a certificação.

Parabéns Metro, pela inovação, espero que os outros jornais possam seguir o exemplo de vocês!

3 comentários em “Jornal verde

  1. Boa tarde, devido uma pesquisa, gostaria de saber se existe no mercado alguma marca de tintas nacional que tenha o selo BRC, ou se apenas marcas internacionais que sejam utilizadas por empresas nacionais, como por exemplo a Flint, que é utilizada pela Gráfica Plural.
    Grato pela atenção

    Guilherme Martins

  2. Olá meu nome é Cristina e trabalho na Leroy Merlin. Sou apaixonada pela empresa, vcs sabiam que a Leroy Merlin ganhou o certificado Aqua? E Sustentabilidade é um de seus valores. Gostaria de saber como faço para assinar o Jornal verde? Aguardo resposta.

    1. Olá Cristina,

      Eu venho me especializando no AQUA e por isso já sabia que a Leroy é envolvida no processo de certificação deles.
      Sobre o jornal verde, ele é o Metro, aquele que é entregue nos semáforos!

      Obrigada pelos comentários e até mais,
      Karla.

Deixe uma resposta