Dicas Sustentáveis

A partir de hoje, começarei a postar aqui no blog algumas dicas às pessoas que querem, de alguma forma, contribuir com ações que minimizem os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

Pra começar, você sabe o que é de fato o Aquecimento Global?
E você sabia que sem o efeito estufa a vida na Terra não seria possível?

Pois é, muita gente confunde as duas coisas, mas vamos esclarecer isso de vez!

O efeito estufa é a forma que o planeta Terra tem para manter a sua temperatura constante e ocorre da seguinte forma:

  • A radiação solar atravessa a atmosfera, sendo 35% refletida de volta ao espaço e os outros 65% absorvidos pela superfície terrestre;
  • Alguns gases presentes na atmosfera (gases de estufa), como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonos (CFCs) e vapor de água, formam uma barreira que impedem que uma parte do calor retido pela superfície da Terra volte ao espaço;
  • E esse é o efeito estufa, que como resultado, permite que o planeta fique cerca de 30º C mais quente do que estaria sem a presença desses gases.

esquematização do efeito estufa l imagem: geographicae
esquematização do efeito estufa l imagem: geographicae

Embora seja prejudicial em excesso, o efeito estufa é na verdade essencial a nossa existência, pois ele mantém as condições ideais para manutenção da vida na Terra, com temperaturas mais amenas e favoráveis.

Já o excesso do acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, desencadeia um fenômeno conhecido com Aquecimento Global, que é verdadeiro o grande vilão.

As consequências desse aquecimento são catastróficas: aumento dos níveis dos mares, temperaturas extremamente elevadas, tempestades avassaladoras, secas, epidemias, falta de água, espécies em extinção, degelo das calotas polares, entre outros.

O que podemos fazer?

É exatamente isso que vou sugerir aqui, pequenas mas importantes atitudes que cada um de nós precisa ter para contribuir no combate ao Aquecimento Global.
Sei que não é fácil mudar hábitos, mas cada um de nós terá que fazer a sua parte e, acredite, não é tão complicado assim.

Que tal começar calculando a sua pegada ecológica?

Traduzida do inglês footprint, a pegada ecológica é um método usado para comparar o consumo humano e a capacidade da natureza de suportá-lo.
Com esse cálculo em mãos é possível planejar o uso dos recursos naturais de forma mais consciente, menos predadora.

No site do WWF-Brasil é possível calcular a sua pegada ecológica através de preenchimento de um questionário, participe!