Curso Casa Natural

A ANAB (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica) e o Arq. Carlos Solano, estão promovendo o curso Casa Natural.

E para entender melhor sobre o conteúdo desse trabalho, sugiro que leiam o texto a seguir, do próprio arquiteto.

Casa Natural, receitas de um Brasil brasileiro

Tem coisas que não existem mais nesse mundo… “Mas em Minas tem!” me garantiu dona Francisca, minha faxineira sabe-tudo. Não só em Minas, mas em Goiás, na Bahia, no Amazonas, no Rio Grande do Sul… Enfim, depois de me aventurar por terras estrangeiras em busca das artes de cuidar da casa, eu comecei a desconfiar que no nosso Brasil, bem debaixo das nossas asas, deveria existir alguma coisa nesse sentido. Dito e feito! Na pureza do interior desse país, os cuidados com a casa ganham muitos sentidos, pois existe a fartura ou a beleza da natureza para inspirar.
Em Goiás, aprendi com dona Flor, benzedeira e parteira de mais de 5000 partos, que cuidar da pessoa e da casa é tudo uma coisa só. Por isso, lá no Vale do Moinho onde ela mora, faz parte do tratamento um sabonete de ervas para descarregar o corpo, uma garrafada (ou vinho de ervas) para animar a alma e três mudinhas de planta para re-ambientar a casa. Tudo preparado pelas mãos milagrosas dessa mulher guerreira que desvelou sozinha alguns bons segredos da natureza. Ela sabe que as plantas têm poder, e quando colocadas dentro de casa, no jardim ou no quintal, podem modificar todo um ambiente, repelindo o indesejável e atraindo forças benfazejas.

Tem mais

E tem muito mais nesse estudo que eu chamei de Casa Natural. Tem os cuidados caseiros com as plantas e flores: um inseticida de farinha de trigo, um fortificante com cascas de frutas, a indicação de comer inhame para afastar pernilongo… Além de outras receitas da roça, “novidades de antigamente”, que não poluem os ares da casa, nem o planeta, e custam muito menos! Olha para você ver! Limpa tudo: quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma de vinagre branco ou de suco de limão, em um litro de água morna. Pasta de limpeza: deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (até formar uma pasta) e misturar uma colher de sopa de vinagre e duas de açúcar. Para desinfetar o banheiro: bicarbonato de sódio com vinagre branco em água fervente. Na hora de encerar o chão: uma parte de óleo vegetal (linhaça é bom) e outra de suco de limão ou vinagre. Fica um brinco!
Tem ainda as terapias da casa: Geoterapia (sabia que pintar a casa com terra pode melhorar a qualidade ambiental? São várias as receitas de tinta), Musicoterapia, as acupunturas da casa sugeridas pelo Feng Shui, algumas máximas da Geobiologia, Oponopono, Arte persa, Arte nossa…
O último assunto é a Ecologia e os cuidados com as nossas cinco casas (o corpo, o vestuário, a morada, a cidade, o planeta).

Sobre o autor

Carlos Solano é arquiteto e escritor. Autor do livro “Feng Shui – Kan Yu, arquitetura ambiental chinesa” (Editora Pensamento), co-autor do livro “Alma da Pedra – anotações sobre assentamentos humanos para o terceiro milênio” (Oficina mineira de edições).
Foi colunista da revista Bons Fluidos, (Editora Abril) por oito anos.
É idealizador e coordenador da campanha “Vamos plantar 1.000.000 de árvores”.

Para maiores informações sobre o curso, entre em contato via e-mail ou através do fone: (11) 2729-4083.