Bombril Eco

Hoje eu assisti o comercial do novo Bombril Eco e não resisti, precisei deixar aqui o meu comentário.

Essa propaganda é, no mínimo, infeliz, e mostra como algumas empresas, através do greenwashing, tentam confundir o consumidor a respeito de seus produtos.

Eles esqueceram de dizer que a matéria-prima da esponja de aço é o minério de ferro, que de sustentável não tem absolutamente nada.

Além dos terríveis impactos ambientais causados em sua extração, ainda tem todo o transporte, pois grande parte desses minérios são exportados para os mercados internacionais.

Isso sem falar que nas siderúrgicas, o minério de ferro é derretido com o uso intensivo de energia e a queima de grandes quantidades de carvão, em fornos que atingem 1600º C.

O processo também expele finos (poeira) de minério e de carvão, além de  gases como CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), N2 (nitrogênio), CH4 (metano) e H2 (hidrogênio) para a atmosfera.

Já ía esquecendo de comentar que a embalagem do incrível Bombril Eco é plástica, mais um item significativamente nocivo ao meio ambiente, já que a grande maioria desse material não tem seu descarte adequado aqui no país.

A mensagem aqui é que precisamos estar sempre atentos aos produtos que nos são apresentados como verdes, ecológicos ou sustentáveis, pois como vocês podem perceber, o novo Bombril, por exemplo, de Eco não tem nada!

Deixe uma resposta