Casas pré-fabricadas e sustentáveis

As casas pré-fabricadas são uma excelente opção para construir com menos impactos ao meio ambiente, isso porque elas evitam o desperdício de materiais, muito comum e ainda aceitável na construção civil.

A empresa alemã Huf Haus, especializada nessa técnica construtiva, já faz isso desde a década de 70, quando desenvolveu a sua primeira casa sustentável e com ideias então inovadoras, como o aproveitamento da água da chuva.

modelo de casa pré-fabricada da huf haus imagem: huf haus

Mas as vendas da Huf Haus só deslancharam a partir do ano 2000, quando leis de incentivo à produção local de energia renovável foram criadas.
Foi então que as casas com telhados cobertos por células fotovoltaicas para a produção de energia solar e com paredes envidraçadas para diminuir o consumo de eletricidade captaram o imaginário dos milionários.

Pois é, a empresa faz casas pré-fabricadas, mas é uma marca de grife.
Uma construção de 400 m², sem contar o valor do terreno, custa, em média, o equivalente a R$2 milhões, um preço 30% superior ao de uma casa com área semelhante e quase o dobro do cobrado pela empresa no começo da década.

Um dos aspectos que mais seduzem os admiradores da marca é a perspectiva de ter um design exclusivo, feito sob medida, a partir das muitas possibilidades de composição dos módulos, já que nenhum dos projetos já executados é igual a outro.

As peças são transportadas em caixas para serem montadas in loco por equipes treinadas.
Dependendo do nível de complexidade do projeto, tudo pode estar concluído em apenas um mês, sem produção de resíduos e sem os típicos desperdícios comuns a todas as obras.

Uma vez montadas, as casas chamam a atenção pelo número de recursos usados para diminuir o consumo de energia.
Com a intenção de aumentar o isolamento térmico, os vidros têm três camadas, mas talvez o mais inovador seja o sistema de refrigeração, isso tudo, claro, adaptado às necessidades européias, com invernos bem rigorosos.

Lembrando que o desperdício de materiais é apenas um dos cuidados que precisamos ter ao projetar e construir com responsabilidade ambiental.
Conheça um pouco mais sobre os conceitos de arquitetura sustentável.

Fonte: Planeta Sustentável

Um comentário em “Casas pré-fabricadas e sustentáveis

  1. amigos boa tarde! adorei essas ideia de vocês e muito renovado estão de parabéns;gostaria de saber mais sobre energia solares para casa;espero resposta grato.

Deixe uma resposta