Calçadas em São Paulo

Ultimamente o tema calçadas tem sido muito abordado, principalmente quando o assunto é acessibilidade.

Na semana passada eu dei uma entrevista para o JT sobre os materiais usados nos passeios públicos e é muito bom saber que as pessoas estão se interessando mais pelas questões urbanísticas de nossas cidades, afinal, somos os maiores interessados, não é mesmo?

É verdade que existem situações absurdas aqui em São Paulo, onde é possível flagrar calçadas intransitáveis em praticamente todos os bairros da cidade, mas muita coisa tem sido feita para que os passeios possam desempenhar o seu verdadeiro papel.

calçada na rua bela cintra, em são paulo

Um exemplo de que esse panorama já evoluiu consideravelmente é o programa Passeio Livre de padronização de calçadas.

“O Programa Passeio Livre da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras tem por objetivo a implementação de um novo conceito de passeio público, padronizando as calçadas, organizando a localização do mobiliário urbano, melhorando a drenagem e garantindo a livre circulação de pedestres e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Confira a cartilha do Passeio Livre com as principais informações sobre o programa.

Apesar das dimensões da cidade de São Paulo, as intervenções do Passeio Livre já começaram a transformar a paisagem da metrópole.

Nos locais onde ocorreram as intervenções o impacto visual é muito positivo e se reflete tanto no aumento do número de frequentadores como no comportamento destes, que passam a zelar pelo espaço, confira algumas imagens:

calçada da rua oscar freire, em placas de concreto
calçada da rua oscar freire, com placas de concreto

calçada da av. paulista, em concreto moldado in loco e piso podotátil

Confira o que já foi postado no blog sobre calçadas e não deixe de enviar imagens que denunciem o péssimo estado desses passeios, para que fiquemos cada vez mais atentos a esse problema que diz respeito a todos nós.

4 comentários em “Calçadas em São Paulo

  1. Gostaria muito que o bairro do Bom Retiro fosse visitado por alguem da prefeitura pois a sujeira é de dar nojo as calçadas do bairro estão esburacadas. A rua Afonso Pena esquina com a
    Ribeiro de Lima é impossivel passar com um cadeirante ou até só pois tem coco humano pela rua
    pois lá já se instalaram mendigos dormindo e ocupando as calçadas. Se eles tem o direito de ir e vir
    eu tambem tenho já que eu pago impostos e eles não. E triste ver um bairro historico se transformando em um grande lixão . Bares mal frequentados , bebados , prostitutas no parque de luz
    O Bairro poderia ser um ponto turistico pois é central e tem um comercio muito bom. Que tal os
    responsaveis olhar um pouco por estes cidadões que vivem no Bom Retiro já que sempre estão
    pedindo votos. Parabens a todas mulheres que andam de salto alto pelas ruas deste bairro.

  2. Boa tarde Karla,
    Você saberia me dizer onde posso encontrar esses blocos de concreto similares aos da calçada da Oscar Freire. Preciso reformar uma calçada pequena (5×2) e não encontro. Eles parecem não ser completamente lisos mas apresentarem certa granulação. Aqui em São Paulo não estou encontrando.
    Agradeço desde já a ajuda e um otimo começo de ano.

Deixe uma resposta