Vagas para gestantes

Aos 7 meses de gravidez, tenho sentido muito na pele o que as pessoas com mobilidade reduzida passam em seu dia-a-dia.

Entende-se por pessoa com mobilidade reduzida aquela que, temporária ou permanentemente, tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo.

Na maioria das vezes a necessidade de adaptação dos espaços é associada aos deficientes físicos, mas pessoas idosas, obesas e gestante, por exemplo, nem sempre são lembradas.

Alguns shoppings e supermercados dispõem de vagas para gestantes e hoje fiz questão de usar a minha no Walmart.

vaga de estacionamento para gestantes no walmart

Para muitas pessoas pode até parecer desnecessário ter uma vaga preferencial como essa, mas posso garantir que elas nos ajudam muito, principalmente por sua proximidade aos acessos principais dos estabelecimentos.

Também faço muito uso dos assentos preferenciais do metrô, mas no início da gravidez, quando eu mais precisava deles por causa do mal-estar, os demais usuários me olhavam com cara feia e era bem desagradável.

Os elevadores nas estações também nos ajudam bastante, aliás, o Metrô de São Paulo é um exemplo de acessibilidade que deveria ser seguido por outros órgãos públicos do país.

Outros diferenciais do Metrô

Nas estações, é possível solicitar o atendimento preferencial, o qual pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas com crianças de colo, idosos e gestantes têm direito.

Nele é possível comprar bilhetes ou passar pelos bloqueios sem permanecer nas filas, além de usar os elevadores das estações e o assento preferencial nos trens.

Além disso, o acesso de pessoas portadoras de deficiência visual acompanhadas de cão-guia é permitido em todas as estações e trens do Metrô.

Conheça melhor os serviços prestados pelo Metrô às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Um comentário em “Vagas para gestantes

  1. Achei muito interessante essa informação que você nos passou. Estou gestante e encontro muita dificuldade para estacionar em shoppings uma vez que esteja especificado que somente pessoas portadoras de deficiência física têm direito à vaga. Essa foto dizendo que a vaga é preferencial para gestante deveria ter em todos os outros estabelecimentos, mas infelizmente só encontramos o símbolo de deficientes e idosos.
    Parabéns pelo post e obrigada pela informação!

Deixe uma resposta